Lewandowski admite que pode rever restrições impostas por Dino contra armas

Durante uma sessão na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que a restrição imposta por um decreto do governo sobre armas, que restringe a compra e venda do calibre 9 milímetros (mm), pode ser “discutida” ou “rediscutida”.

Em 2023, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um decreto de armas muito criticado pela oposição. Na época, o ministro da Justiça era Flávio Dino, agora ministro do Supremo Tribunal Federal.

+ Lewandowski diz que falar sobre fuga em Mossoró é colocar ‘dedo na ferida’

Nesta terça-feira, 16, ao ser interpelado sobre a possibilidade de revogar alguns trechos do decreto, principalmente a restrição ao calibre 9 mm, o ministro classificou a discussão como “técnica” e disse que há uma diferença entre armas de uso restrito (uso em guerras) e armas que não são de uso restrito (para defesa do cidadão).

“Não sei se há uma diferença expressiva, os técnicos dizem que não, entre o poder ofensivo entre uma 380 e uma calibre 9 mm”, destacou Lewandowski. “É uma discussão técnica que pode ser discutida, rediscutida e vamos discutir. Com relação à legítíma defesa, considero que o cidadão tem direito de defender-se. Mas a legítima defesa se pauta pela imediatidade e a proporcionalidade, que consta na jurisprudência.”

Durante a explicação de Lewandowski, o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) o interrompeu por alguns momentos para destacar que era “bastante relevante” a diferença entre uma arma 380 e uma do calibre 9 mm. “Tanto que os seguranças do senhor utilizam 9 mm”, avaliou.

+ Leia mais sobre Política em Oeste

Críticos desse trecho do decreto alegam que esse calibre é universal. Assim, restringi-lo acabaria com o mercado/comércio.

Alguns dos pontos sobre o decreto de armas que a oposição pede mudanças:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de