Izalci Lucas muda de partido, e PL passa a ter 13 senadores

O senador Izalci Lucas (DF) é o mais novo filiado do Partido Liberal (PL). De saída do PSDB, o parlamentar sacramentou a mudança de legenda nesta quarta-feira, 27, em evento aberto ao público em Brasília.

Com a chegada de Izalci, o PL amplia seu espaço no Senado. O partido, que tem Jair Bolsonaro como presidente de honra, abre vantagem sobre o PMDB como segunda maior bancada na Casa, com 13 a 11.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O PSD, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), é a sigla mais numerosa. A legenda tem 15 integrantes na Casa.

Izalci Lucas: do PSDB para o PL

Izalci Lucas tem alinhamento com pautas alinhadas com as do ex-presidente Bolsonaro. Mesmo no PSDB, ele participou da linha de frente do grupo em alas importantes no Senado, como aconteceu na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, em 2021, e na CPI Mista do 8 de Janeiro, em 2023.

Leia mais:

O mais novo filiado ao PL mira o governo do Distrito Federal, em 2026. Em 2022, ele ficou na sexta posição para o cargo do Poder Executivo. Ibaneis Rocha (MDB) foi o candidato eleito naquele ano.

“É com honra e gratidão que me junto ao grande líder Jair Bolsonaro e aos patriotas do Partido Liberal para contribuir na defesa e propagação dos valores da família e da pátria”, escreveu o senador, em publicação no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Izalci Lucas (@izalci)

Em contrapartida, Izalci Lucas, que era líder do PSDB, deixará a sigla empatando com o Novo como a menor do Senado, com apenas um representante. A partir de agora, Plínio Valério (PSDB-AM) passa a ser o único senador tucano.

A troca de partido por parte de Izalci — indo do PSDB para o PL — foi noticiada em primeira mão por Oeste. O conteúdo foi publicado na semana passada pela repórter Rute Moraes na coluna No Ponto.

Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de