Irmã de Marielle é eleita uma das 12 mulheres do ano pela Time

Faltando seis dias para o Dia Internacional da Mulher, a revista Time divulgou, nesta quinta-feira (2), a lista das 12 mulheres do ano de 2023. No comunicado está a ministra de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Anielle Franco, de 38 anos.

Ministra da Igualdade Racial do atual governo, Anielle tem a mesma idade da irmã vereadora morta no Rio de Janeiro em 2018, Marielle Franco. A moradora da Maré é jornalista, escritora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros.

Conforme a Time informou, as 12 mulheres que integram a lista, geraram “um impacto significativo em suas respectivas comunidades e áreas, desde ativismo e governo até esportes e artes”. Ainda de acordo com a publicação “muitas delas enfrentaram imensos desafios que os inspiraram a buscar mudanças”.

No caso da ministra de Lula, após o assassinato de sua irmã, Anielle fundou o Instituto Marielle Franco, uma organização sem fins lucrativos, da qual é diretora executiva. A fundação tem como principal objetivo “inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas” a fim de “seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário”.

VEJA A LISTA COMPLETA DAS MULHERES DO ANO
A lista também conta com os seguintes nomes:

– Masih Alinejad: jornalista iraniana exilada nos Estados Unidos após revelar casos de corrupção em seu país;
– Olena Shevchenko: defensora dos direitos LGBTQIA+ na Ucrânia;
– Ayisha Siddiqa: paquistanesa que luta contra as mudanças climáticas;
– Véronica Cruz Sánchez: que atua para garantir segurança das mulheres que precisam optar pelo aborto no México;
– Phoebe Bridgers: cantora e compositora também engajada na luta pelo direito ao aborto;
– Cate Blanchett: atriz indicada ao Oscar;
– Angela Basset: cantora, compositora, atriz e diretora norte-americana;
– Ramla Ali: boxeadora e modelo profissional somali;
– Megan Rapinoe: jogadora de futebol norte-americana;
– Makiko Ono: nova CEO da Suntory Beverages;
– Quinta Brunson: escritora, produtora, atriz e comediante norte-americana.

As informações são da revista Glamour.

A MINISTRA AGRADECE
Em nota, Anielle agradeceu o reconhecimento e disse estar muito emocionada, já que é a “única brasileira indicada como ‘Mulher do Ano’ entre as doze escolhidas pela revista norte-americana Time em 2023”.

– Estou muito feliz e não chego sozinha, esse reconhecimento não é só meu, é de todas as mulheres negras do Brasil. Chego ao lado de todas elas e do Movimento Negro. Nossos passos vêm de longe. Sou a primeira, mas não serei a única. Que esse marco seja um recomeço para a nossa história e o reconhecimento de toda nossa luta – finalizou.

Anielle

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de