Gabrilli propõe visto humanitário para palestinos e armênios

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), presidente da Comissão Mista sobre Migrações Internacionais e Refugiados do Congresso, propôs ao ministro da Justiça, Flávio Dino, a criação de um visto humanitário para palestinos e armênios.

A reunião entre eles ocorreu na última quarta-feira (18) e foi discutido sobre as situações vividas pelos dois povos.

Enquanto os palestinos enfrentam a resposta das Forças de Defesa de Israel (FDI) ao ato de terrorismo do Hamas, os armênios que moram no enclave de Nagorno-Karabah sofrem com o resultado da ação militar realizada pelo Azerbaijão no mês passado.

– Sugeri a criação de duas novas portarias interministeriais com o Ministério da Justiça e o Itamaraty aos palestinos de Gaza e da Cisjordânia e para os mais de 100 mil refugiados armênios de Nagorno Karabakh que quiserem vir ao Brasil. Seria uma política nacional semelhante à já adotada aos ucranianos, sírios e afegãos no país – comentou a senadora em suas redes sociais.

Outro assunto tratado neste encontro foi a questão dos vistos humanitários concedidos para afegãos. A nova portaria do governo federal sobre esses vistos condiciona o visto temporário à existência de capacidade de abrigamento por organizações da sociedade civil. Para a senadora, essa questão “acaba gerando riscos e novas vulnerabilidades para essa população”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de