Foto de manifestação contra Bolsonaro ilustra carteirinha estudantil

A União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (Uesc), em Pernambuco, escolheu uma fotografia de uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) para ilustrar o verso da carteirinha estudantil emitida pela instituição. Na imagem, manifestantes seguram uma faixa com a seguinte frase: “Estudantes contra o fascismo. Fora, Bolsonaro!”.

Ao portal G1, a Uesc explicou suas intenções. “Em todos os anos, priorizamos as fotos de mobilizações estudantis ou de alguma data comemorativa, a exemplo do centenário de Paulo Freire, que ocorreu no ano passado”, justificou. “A entidade é estadual, e a escolha é feita em reunião da diretoria.”

E concluiu: “Gostaríamos de frisar que somos uma entidade estudantil, e, ao longo da história, o movimento estudantil foi linha de frente na luta em defesa da democracia. E hoje não é diferente”.

A deputada federal Bia Kicis (União Brasil-DF) informou, em 24 de março, que ingressou com uma representação no Ministério Público Eleitoral (MPE) para denunciar a prática, tipificada como Propaganda Eleitoral Negativa Antecipada.

 

 

Uma publicação compartilhada por Bia Kicis 🧿 (@biakicis)

De acordo com a parlamentar, as carteirinhas emitidas pela União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), pela Uesc e pela União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp) devem ser recolhidas imediatamente, sob pena de multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

“Entrei com uma representação, por possível propaganda eleitoral antecipada, contra as entidades estudantis que estão distribuindo carteiras de estudante com ataques ao presidente Jair Bolsonaro”, explicou Kicis. “Se o outdoor contra o Lula não pode, as carteiras contra Bolsonaro também não.”

Leia mais: “A lavagem cerebral nas salas de aula”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 108 da Revista Oeste


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de