Filipe Barros cobra explicações sobre visita de Macron. Entenda

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) ingressou, na noite desta quarta-feira (27), com um requerimento de informações dirigido ao Ministério das Relações Exteriores para que o governo Lula (PT) explique aos brasileiros uma série de questões ainda obscuras envolvendo a visita ao país por parte do presidente da França, Emmanuel Macron.

O parlamentar da oposição na Câmara dos Deputados pede que sejam disponibilizados na íntegra os acordos firmados entre o Brasil e a França, além dos estudos técnicos que motivaram a elaboração desses termos.

Ele também solicita ao Executivo federal que explique efeitos práticos e jurídicos relacionados à formalização das tratativas. O integrante do Partido Liberal na Casa cobra do Itamaraty que dê uma previsão de encaminhamento ao Congresso Nacional das mensagens de acordo.

– Graças ao nanismo diplomático de Lula, a soberania nacional corre o risco de ser trocada por um passeio de mãos dadas pela floresta – criticou Filipe Barros em sua conta oficial na rede social X.

– Macron não ficaria três dias no Brasil em troca de um book fotográfico na selva. Precisamos entender os interesses envoltos na visita – alertou o congressista.

O deputado lembra no requerimento que, em meio à explosão de casos de dengue no Brasil, a farmacêutica francesa Sanofi conta com vacina de eficácia comprovada contra a doença, a Dengvaxia.

Para Filipe Barros, Lula “poderia aproveitar a ocasião da visita e negociar vacinas para as milhões de vítimas da dengue”. Conforme dados desta semana do próprio Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 2 milhões de casos prováveis da doença em 2024, com 831 mortes confirmadas em menos de três meses.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de