Disputa por vice de Lira na Câmara abre guerra no partido de Bolsonaro

A destituição do deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) da primeira vice-presidência da Câmara abriu acirrada disputa interna no PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Ao menos quatro deputados querem ser o candidato oficial da legenda ao cargo, que, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), só poderá ser disputado por parlamentares da sigla.

Segundo apurou a coluna, os nomes que disputam a indicação do PL são: Major Vitor Hugo (PL-GO), Carla Zambelli (PL-SP), Giovani Cherini (PL-RS) e Capitão Augusto (PL-SP).

Em comum, os quatro são parlamentares com fortes ligações ideológicas com Bolsonaro. Oriundos do extinto PSL, Zambelli e Vitor Hugo se filiaram ao PL na janela partidária na esteira do presidente da República.

Augusto e Cherini, por sua vez, são quadros mais antigos do partido, mas sempre estiveram com o Planalto nas principais pautas, inclusive as de costume.

Diante da disputa interna, o líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes (RJ), convocou reunião da bancada para a tarde desta terça-feira (24/5), a fim de tentar definir um candidato único.

A indicação do PL tem de estar protocolada até as 19h desta terça-feira (24/5), assim como qualquer outro interessado da sigla em disputar o cargo de forma avulsa. A eleição acontecerá na quarta-feira (25/5).

Lira decidiu tirar Ramos de sua vice na Câmara nessa segunda-feira (23/5), após o ministro do TSE Alexandre de Moraes derrubar uma liminar, concedida por ele próprio, que mantinha o parlamentar do PSD no posto.

Ramos deixou o PL justamente por ser um opositor ao governo Bolsonaro. O próprio presidente da República avisou em transmissão nas redes sociais na última semana que iria pedir para Lira tirar o deputado amazonense da vice.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Metrópoles


Você pode gostar também de