Daniel Silveira é aconselhado a desistir de candidatura ao Senado

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi aconselhado por aliados e advogados a desistir de disputar o Senado pelo Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

O principal argumento é de que a desistência pode ajudar na defesa do parlamentar perante o STF, no processo em que ele foi condenado por crime de ameaça ao Estado Democrático de Direito.

A avaliação de aliados e advogados de Silveira é de que a eventual desistência ajudaria sua defesa a evitar que ele perca os direitos políticos por oito anos, podendo voltar a ser candidato nas próximas eleições.

O entorno do parlamentar dá como certo que a Justiça Eleitoral vai barrar a candidatura dele ao Senado este ano, em razão da condenação pelo Supremo em abril.

O presidente Jair Bolsonaro concedeu a graça constitucional ao deputado, mas, no meio jurídico, a avaliação é de que o indulto perdoa apenas a pena de Silveira, não o livrando da inelegibilidade.

Por ora, aliados dizem que o deputado resiste a desistir. O nome dele já foi aprovado em convenção pelo PTB, mas ele ainda não havia registrado a candidatura oficialmente até a publicação desta matéria.

O prazo para o registro de candidaturas acaba na próxima segunda-feira (15/8). Ao contrário do marido, a esposa de Daniel, Paola Silveira (PTB), já registrou sua candidatura a deputada federal pelo Rio.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Metrópoles


Você pode gostar também de