Biden, sobre eleição de Lula: ‘Livre, justa e digna de confiança’

Joe Biden, presidente dos EUA, parabenizou o presidente eleito Lula (PT) pela vitória presidencial neste domingo, 30. Biden publicou um comunicado oficial no site da Casa Branca.

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança”, escreveu o presidente dos EUA. “Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão.”

O petista foi eleito o 39°presidente da República do Brasil, no segundo turno.  Com 99,31% das urnas apuradas, o presidente eleito conquistou 50,86% dos votos contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que obteve 49,14%.

O atual chefe do Executivo tornou-se o primeiro presidente da República do Brasil a não se eleger, depois do período pós-redemocratização. Lula chega à Presidência com a votação mais apertada desde o fim do período do governo militar.

A diferença para Bolsonaro foi voto a voto, e o petista obteve menos de 1% de diferença nas urnas neste domingo. Com o placar sacramentado, Lula é eleito para seu terceiro mandato como Presidente da República. Ele já foi presidente entre 2003 a 2010.

A chegada de Lula à Presidência se dá depois de um longo período que intercalaram denúncias de corrupção e até mesmo um tempo atrás das grades. Por determinação do agora eleito senador Sérgio Moro (União-PR), o petista ficou quase dois anos preso, em virtude de envolvimento em escândalos de corrupção. O presidente eleito saiu da prisão por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Diferentemente do que afirma, Lula não conseguiu a absolvição da Justiça.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de