A recepção a Macron no Planalto

Os presidentes Lula e Emmanuel Macron se encontraram no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 28. O francês foi recebido com pompas pelo petista, no evento que atrasou 1h30.

Ministros de Estado do governo prestigiaram Macron, entre eles, Simone Tebet (Planejamento), José Mucio (Defesa), Ricardo Lewandowski (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde), André Fufica (Esportes) e Paulo Pimenta (Secom). Na área reservada a integrantes do governo, passaram a maior parte do tempo no celular, em vez de interagir entre si.

Depois de assistir a uma demonstração militar, Macron se reuniu a portas fechadas com Lula. Ambos discutiram o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul — divergência entre os dois países — e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Durante a tarde, Macron e Lula farão uma declaração à imprensa e participarão de um almoço no Itamaraty. O francês também tem uma agenda prevista com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

+ Leia mais notícias da coluna No Ponto

Nesta quinta, Lula também vai condecorar Macron com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.

Lula e Macron assinaram ainda 20 termos de cooperação.

Imprensa francesa e admiradores compareceram à recepção a Macron

Além de jornalistas brasileiros, repórteres franceses das agências AFP e France Press estiveram no local, com direito a tradução simultânea. Houve ainda a presença de admiradores de Macron nas dependências do Planalto, que conseguiram acesso.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de