Por risco de deslizamento, população evacua bairro de Cruzeiro do Sul (RS)

Moradores de diversas áreas do bairro Morro Toca dos Corvos, em Cruzeiro do Sul (RS), no Vale do Taquari, tiveram de deixar suas casas com urgência na madrugada desta sexta-feira, 24. A ordem partiu da Defesa Civil do Estado, que constatou o grande risco de deslizamentos de terra na região.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O órgão se baseou em uma vistoria e um relatório elaborado pelo Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma). Ele é composto de membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, da própria Defesa Civil, do Ministério Público, da Universidade do Vale do Taquari e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resposta das equipes de emergência

Equipes da Defesa Civil estiveram no local para coordenar a evacuação dos moradores, com o apoio da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Secretaria do Meio Ambiente.

Recentemente, Cruzeiro do Sul foi severamente afetado por uma enchente histórica, que destruiu totalmente vários bairros. O município, que possui 11,6 mil habitantes, registrou 12 mortes e sete desaparecidos. Em 2023, a cidade havia enfrentado enchentes em duas ocasiões, nos meses de setembro e novembro.

ALERTA DE EVACUAÇÃO: RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA (deslizamento de terra). A Defesa Civil orienta a população moradora do bairro Morro Toca dos Corvos, em Cruzeiro do Sul, na área em vermelho no mapa, a evacuarem imediatamente o local, que está sob risco de movimentos de massa. pic.twitter.com/mdmrvAx93s

Medidas preventivas adotadas

Antes do alerta de evacuação, na quarta-feira (23), a prefeitura já havia anunciado que realizava estudos para investigar a causa de fissuras emergentes no solo e em estruturas no Morro e na área central da cidade. Os estudos envolvem a perfuração do solo até uma profundidade de 10 metros ou até que se atinja a rocha, de onde são coletadas amostras para análise.

Adicionalmente, serão instalados piezômetros, dispositivos utilizados para medir a pressão estática ou a compressibilidade dos líquidos, com o intuito de monitorar as variações no nível da água na região. Isso é crucial, pois a saturação do solo e o nível de umidade são elementos chave para a ocorrência de deslizamentos.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de