O centenário da Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna vai comemorar seu centésimo aniversário no ano que vem. O evento ocorreu de 13 a 18 de fevereiro de 1922. Na ocasião, foram reunidos pintores, arquitetos, músicos e poetas brasileiros da época no Theatro Municipal, na cidade de São Paulo. O encontro deixou sua marca naquele momento no na história da arte brasileira.

O evento foi inspirado nas ideias do movimento modernista iniciado no começo do século XX. O principal objetivo do Modernismo era romper o tradicionalismo por meio da estética, experimentação artísticas e promover a independência cultural.

Durante os cinco dias da Semana de Arte Moderna ocorreram apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras como pinturas e esculturas, além de palestras. Além de celebrar a arte, a ação comemorou o centenário da Independência do Brasil.

O evento foi organizado por um grupo de intelectuais e artistas e fez com que o Modernismo se tornasse sinônimo de um estilo novo. Na primeira fase, se destacaram:


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de