Cataratas do Iguaçu registram enorme vazão de água

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), registaram a maior vazão de água deste ano. Na segunda-feira 13, o ponto turístico atingiu 16,5 milhões de litros por segundo, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que começou as medições em 1997. Trata-se do segundo maior registro em 25 anos.

O maior volume foi verificado em 2014, quando as Cataratas tiveram vazão de mais de 47 milhões de litros por segundo. O fluxo normal é de 1,5 milhão de litros. As chuvas que atingem o Paraná desde segunda-feira 10, especialmente as regiões oeste e sudoeste, tiveram impacto no volume registrado. Neste domingo, 16, a vazão continua acima da média (6,6 milhões de litros por segundo).

Vazão de água das Cataratas do Iguaçu bate novo recorde e passarelas foram interdidas hoje. A vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo, mas hoje o fluxo chegou a mais de 13,7 milhões #revistahoteis#cataratasdoiguacu#fozdoiguacu#cataratas 🌧️ pic.twitter.com/68mNONGjXk

— Revista Hotéisᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠ (@revistahoteis) October 12, 2022

No lado argentino das Cataratas, a passarela que dá acesso à “Garganta do Diabo” ficou parcialmente destruída depois do grande fluxo. No lado brasileiro, uma passarela teve de ser interditada, mas foi liberada posteriormente. Agora, os turistas aproveitam para visitar o local.

Segundo a Copel, os reservatórios das seis usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Iguaçu estão com o armazenamento de água próximo da capacidade máxima. Oitenta por cento das cachoeiras estão no lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu, e os 20% restantes estão no lado brasileiro.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de