TST condena empresa por obrigar funcionário a usar biometria para ir ao banheiro

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou uma empresa a indenizar um funcionário que era obrigado a usar um sistema biométrico para acessar o banheiro. O trabalhador, contratado como operador júnior em 2020, alegou que o controle tinha como objetivo monitorar o tempo passado no banheiro, caracterizando abuso de poder.

A defesa da empresa Shopper Comércio Alimentícios alegou que a medida tinha o intuito de prevenir a covid-19, evitando aglomerações. Porém, o juízo de Osasco entendeu que a ação invadia a privacidade dos empregados, visando maior produtividade. Inicialmente, a indenização estabelecida foi de R$ 5 mil, mas após recurso, o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo reduziu para R$ 3 mil.

ministro José Roberto Pimenta, em 2023, negou o pedido da empresa para reverter a decisão, argumentando que o controle de acesso ao banheiro comprometia a saúde e a dignidade dos empregados. A empresa ainda tentou recorrer, mas o tribunal manteve o entendimento de que tal prática é ilícita e, portanto, indenizável por dano moral.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de