Novo robô que transformará a energia solar e aposentará os técnicos: pode trabalhar instalando painéis solares dia e noite, sozinho e sem parar, e promete revolucionar as obras no mundo

Energia solar: Novo robô que instala painéis solares promete uma revolução no campo das energias renováveis. A Terabase Energy é uma empresa pioneira em tecnologia solar que completou com sucesso a primeira instalação comercial de painéis solares com este robô autônomo.

Também conhecido como plataforma de automação de construção, esse incrível robô instalou 17 MW no projeto White Wing Ranch de 225 MV no condado de Yuma, Arizona.

Com o Robô autônomo Terafab já não há necessidade de levantar à mão tubos de aço pesados e painéis fotovoltaicos, representando uma inovação que até agora nenhuma empresa tinha alcançado no ramo de energia solar.

A Terabase Energy enfatiza que o robô consegue melhorar a produtividade do trabalho em 25% em comparação com as instalações tradicionais usando somente mão de obra humana. Da mesma forma, melhora significativamente as condições de trabalho dos técnicos solares.

A precisão do Robô torna possível o retorno completo da embalagem dos painéis solares para reutilização pelo fabricante. O sucesso da Terafab não se limita apenas à automação de uma atividade, mas à integração da Internet das Coisas (IoT), um gêmeo digital, e análise de dados.

A gestão da construção promete levar energia solar em locais remotos com condições ambientais difíceis também é melhorada.

A Terabase disse que o Robô dobrará a produtividade do trabalho no ramo da energia solar, quando comparado aos métodos tradicionais de instalação em escala de serviços públicos. O sistema oferece alto rendimento, operação 24 horas por dia, 7 dias por semana e modularidade para permitir aumentos rápidos e velocidades mais altas de construção de campo solar, reduzindo significativamente os cronogramas do projeto.

“Testamos com sucesso a Terafab no ano passado, construindo 10 MW de um local de 400 MW no Texas. O lançamento de hoje é o próximo passo para um rápido scale-up comercial”, disse Matt Campbell, diretor executivo e cofundador da Terabase.

Calma! Apesar do incrível desempenho do robô, que ficou conhecido como uma ‘fábrica de campo’ automatizada capaz de dobrar a produtividade da instalação por operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, o Terafab não representa uma ameaça aos empregos na indústria. Pelo contrário, ao olhar para o lado positivo, ele melhora as condições dos técnicos e operadores solares, e oferece uma solução eficaz para o problema da escassez de mão de obra na indústria da energia solar.

O trabalho desse robô faz parte de um projeto histórico, realizado em colaboração com a Energia Renovável de Sotavento (LRE) e EPC RES. ‘Este marco marca um momento crucial em nossa missão de acelerar a implantação de usinas de energia solar para atender às demandas em escala de terawatts do futuro’, disse Matt Campbell, CEO da Terabase Energy.

Este projeto apresentou métricas recorde em grande escala que servem como validação do potencial que a tecnologia digital e a automação têm. Um avanço gigantesco na indústria de energia solar, levando a Terabase Energy, e seus parceiros, à vanguarda.

White Wing Ranch demonstra que a tecnologia da Terabase pode impulsionar um progresso substancial na segurança, qualidade, custo e cronograma da construção de energia solar. Estamos entusiasmados com as possibilidades que temos pela frente”, disse Will Schultek, vice-presidente de construção da RES.

“Nossa parceria com a Leeward Renewable Energy e a RES não só validou a eficácia do sistema do Robô autônomo Terafab, mas também lançou as bases para projetos futuros de energia solar. Além disso, o sistema Terafab foi implementado em conjunto com o nosso software de gêmeo digital Construct para gerir e supervisionar a construção de usinas de energia solar, demonstrando a interoperabilidade das nossas ofertas de produtos existentes com aplicações de campo físico”, acrescentou.

“Os benefícios demonstrados utilizando Robô neste projeto de energia solar sublinham o potencial transformador da automação no avanço das práticas de construção, o que nos permite acelerar e reduzir o risco de nosso portfólio de projetos”, disse Sam Mangrum, vice-presidente executivo de execução de projetos da LRE. E acrescentou: “À medida que o cenário da energia renovável continua a evoluir, a LRE se compromete a adotar tecnologias de ponta e a fazer parceria com inovadores como a Terabase Energy.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de