Energia Solar: Instalação fotovoltaica em telhado plano, o que você precisa saber

Se você possui um telhado plano, também pode instalar um sistema fotovoltaico para autoconsumo. A inclinação do telhado pode influenciar no desempenho da instalação, mas existem formas de simular essa inclinação artificialmente. Aliás, um telhado plano oferece até algumas vantagens para gerar energia solar.

Sim, na maioria dos casos, você pode instalar painéis solares fotovoltaicos em um telhado plano sem problemas. A maioria dos edifícios modernos possui telhados planos e é possível instalar painéis solares sobre eles. No entanto, existem algumas diferenças entre os sistemas solares em telhados planos e telhados inclinados.

Os painéis solares colocados diretamente sobre o telhado teriam uma eficiência menor. Os engenheiros resolvem isso montando-os em estruturas metálicas anguladas, o que é conhecido como sistemas de montagem de painéis solares. Com os ajustes adequados, é possível fazer com que os painéis solares para telhados planos funcionem de forma eficaz, potencialmente até mais eficazmente do que em uma estrutura de telhado inclinado.

Uma instalação de painéis solares deste tipo é sempre melhor realizada por especialistas da indústria que entendam a localização do sol e os ângulos dos painéis solares para alcançar os melhores resultados.

Para que uma instalação fotovoltaica produza o maior rendimento possível de eletricidade solar, os módulos solares devem ser instalados de modo que os raios do sol incidam da forma mais ótima possível.

Um telhado voltado para o sul sem sombras e um ângulo do telhado entre 30 e 35 graus é considerado como requisitos básicos ideais para a geração de energia solar de forma eficiente. No entanto, também é possível instalar um sistema solar em um telhado plano com bom desempenho. Alguns pontos básicos devem ser considerados.

Partimos da premissa de que os módulos solares também podem ser instalados em um telhado plano. Quanto maior a superfície do telhado, mais espaço haverá para os módulos. Isso influencia na quantidade de eletricidade solar que podemos produzir.

A incidência da luz solar não é ideal em um telhado plano. Para que os módulos solares produzam eletricidade de forma mais eficiente, existe a opção de dispositivos de suporte. Ao elevar os módulos solares, cria-se uma inclinação artificial para que os raios do sol incidam melhor nos módulos solares.

Antes de instalar um sistema fotovoltaico, você deve conversar com um especialista que verifique a viabilidade do telhado de sua casa. Os suportes dos módulos solares em um telhado plano representam um peso maior.

Além disso, os módulos solares elevados geralmente são instalados com uma certa distância entre eles para evitar sombreamento. Se você mora em uma área com clima frio, no inverno, isso pode deixar neve entre os módulos. Isso também representa um peso adicional, que deve ser considerado antes de realizar a instalação.

O espaço entre os módulos solares oferece a possibilidade de um maior aproveitamento do telhado. A colocação de vegetação na superfície tem a vantagem de proporcionar refrigeração aos módulos solares no verão. Isso pode ter efeitos positivos na geração de energia solar. Busque orientação a respeito.

Você deve considerar que, se sua casa é um edifício protegido, a instalação de um sistema solar, independentemente de estar em um telhado inclinado ou plano, deve cumprir uma normativa mais estrita. Portanto, os trâmites serão mais complicados.

Para instalar o sistema fotovoltaico em um telhado plano da melhor maneira possível e mais segura, é muito mais aconselhável que seja instalado por um profissional.

Nos telhados planos, pode ser necessária uma superfície de até 30m² para conseguir 1kWp.

Esta cifra varia em função do tipo, do tamanho e da potência do módulo. Um sistema fotovoltaico em um telhado plano requer aproximadamente o triplo de superfície que um telhado a duas águas, já que os módulos solares horizontais perdem eficiência devido a um pior ângulo de incidência do sol e, portanto, é necessário montar mais módulos para conseguir a mesma produção.

Pelos mesmos motivos que para o cálculo da superfície, é difícil dar um preço fechado para os sistemas solares em telhados planos, e para saber o tempo de amortização.

A instalação de um sistema fotovoltaico em um telhado plano também nos oferece algumas vantagens.
Uma das maiores vantagens de uma cobertura plana é que as estruturas de suporte permitem uma maior flexibilidade na instalação. Os módulos solares podem ser ajustados e alinhados individualmente para criar um ângulo ideal de luz solar. Isso aumenta o rendimento elétrico.

Como não há telhas nos telhados planos, não é necessário removê-las antes da instalação. Isso acelera a instalação do sistema e reduz o preço da instalação.

Em um telhado plano, a instalação é mais fácil do que em um telhado inclinado. Portanto, em regra geral, pode-se dispensar os andaimes. Isso reduz os custos de instalação.

A inspeção, a manutenção e a limpeza dos módulos solares também são mais fáceis em telhados planos do que nas casas com telhados inclinados.

Há várias desvantagens que devemos conhecer.

Uma das desvantagens é que os módulos solares elevados são mais susceptíveis ao vento. O vento tem a vantagem de esfriar os módulos, mas uma tempestade pode afetá-los. Portanto, os painéis fotovoltaicos devem estar firmemente ancorados ao telhado. Existe a opção de fixar os módulos com ou sem penetração no telhado.

O rendimento elétrico depende do tamanho do telhado. Quanto maior a superfície do telhado, mais módulos solares poderão ser instalados e mais eletricidade será produzida. Os módulos fotovoltaicos elevados devem ser montados de forma que não haja sombra. Devido à distância, muitas vezes se podem montar menos módulos solares no telhado do que em um telhado inclinado com a mesma superfície. Isso significa um menor rendimento elétrico.

No inverno, a neve desliza menos por um telhado plano e fica entre os módulos solares com uma estrutura de suporte. A neve também pode dar sombra aos módulos e, portanto, provocar uma menor produção de eletricidade. Assim, dependendo da quantidade de neve, você teria que removê-la.
Embora a montagem em um telhado plano seja mais fácil e, portanto, mais barata, os dispositivos de suporte, as estruturas e o material de montagem geralmente encarecem, em alguns casos, o sistema fotovoltaico como um todo em comparação com um telhado inclinado.

1A orientação importa: O sol está em constante movimento. Nasce no leste e circunda o céu até se pôr no oeste. Sua posição ao longo do horizonte também muda de acordo com o lugar do mundo onde você se encontra e a época do ano. Isso é importante porque a rotação do sol afeta a quantidade de energia que se colhe com os painéis solares! Não se preocupe. A boa notícia é que você pode resolver isso mudando a orientação do seu painel solar. Então, qual é a melhor posição para os painéis solares? Acredita-se que os painéis orientados para o leste ou oeste são cerca de 20% menos eficientes. Para uma produção de energia ótima no Reino Unido, os painéis solares de suas casas devem estar orientados para o sul.

2 – Os ajustes deângulo são necessários: Além da orientação, também há uma inclinação ideal para os painéis solares. Para aqueles com telhados planos, é imprescindível utilizar estruturas de montagem solares para permitir que os painéis repousem em um ângulo adequado para captar a luz do dia de que precisam para gerar energia. Durante o verão, o sol sai mais alto sobre o horizonte. Neste caso, o melhor é um painel solar com um ângulo mais baixo. Por outro lado, um painel inclinado verticalmente é mais eficiente no inverno. Além disso, o ângulo aumenta quanto mais você se afasta do equador. Há painéis solares com inclinação ajustável disponíveis. Se você tem uma estrutura ajustável, pode mudar o ângulo de seus painéis solares ao longo do ano para se adaptar melhor à época do ano, embora um ângulo de 35 graus seja considerado o mais eficiente em média se você preferir instalar seus painéis em um telhado plano e depois deixá-los em paz.

3 – Fatorizar a água: O tom não só é útil para aumentar a eficiência. Também pode diminuir as complicações da água. Você sabia que a chuva é um problema para as instalações de telhados planos quando os sistemas de telhados planos não implicam um suporte? Sem uma inclinação adequada, a água não pode deslizar. Isso significa que montar um painel solar diretamente em um telhado plano pode provocar acumulação de água, portanto, os painéis solares instalados em um telhado plano precisarão de uma consideração especial. Você deve evitar que a água se acumule nos painéis solares, já que isso pode causar danos irreparáveis. Instalar dispositivos de drenagem em painéis solares de telhado plano é uma ótima solução, mas mudar o ângulo também funciona.

4 – Pense na manutenção: Em geral, os painéis solares são autolimpantes. Sempre que chove, a água pode eliminar a sujeira e o pó. Vale a pena mencionar que um sistema de painéis solares em um telhado plano pode precisar de limpeza, manutenção e reparos mais frequentes. Se você tem uma configuração com um tom baixo, a chuva pode acumular em vez de enxaguar os painéis. Como resultado, você pode ter que lavar manualmente sua instalação de vez em quando para manter seus módulos solares fotovoltaicos em bom estado e verificar se há sinais de acumulação em condições climáticas adversas.

5 – Considere a velocidade do vento: O vento pode ser um problema para os sistemas solares fotovoltaicos para telhados planos. Isso se deve ao fato de não serem colocados perto de uma superfície, como é o caso dos painéis instalados em telhados inclinados. Para pessoas com telhados planos, devem perguntar aos profissionais sobre o tamanho, a inclinação e o espaçamento corretos dos painéis para combater o vento. Na maioria dos casos, é necessário usar pesos para evitar que os painéis saiam voando do telhado. Também ajuda ter uma estrutura de metal estável.

6 – Lembre-se de levar em conta o peso: Os balastros são materiais pesados que contribuem para o equilíbrio e a estabilidade do sistema solar. São essenciais para as configurações de telhados planos, pois contrabalançam o peso dos painéis em ângulo. Você pode usar areia, cascalho ou cimento para estabilizar os painéis sem fazer perfurações no telhado. As estruturas de metal também são excelentes para um sistema de montagem mais resistente. Infelizmente, o uso de balastros e estruturas metálicas tem uma desvantagem. Seu telhado tem um limite de peso e pode não ter a capacidade de suportar o excesso de peso; investigue isso e certifique-se de ter uma garantia de telhado adequada para sua instalação nova e pesada também.

7 – Os preços podem variar: Os painéis solares para telhados planos são mais caros? Os suportes, as soluções de drenagem e os suportes estruturais adicionais podem aumentar o custo do seu novo sistema solar. Além disso, você pode precisar reparar o telhado para que possa suportar o peso do sistema. Devido a isso, os painéis solares para telhados planos podem ser mais caros. Claro, o preço ainda varia dependendo de suas circunstâncias. O lado positivo é que é mais seguro e simples de instalar do que os painéis solares em telhados inclinados. Não é necessário equipamento especial para instalá-los.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de