IA e Energia Solar: O mercado de renováveis do Brasil é surpreendido com tecnologia inédita no segmento que utiliza Inteligência Artificial para otimizar processos e obras

São Paulo, 05 de setembro de 2023 – O Brasil tem se destacado como um gigante emergente no cenário global de energia solar, posicionando-se como o oitavo maior produtor mundial deste tipo de energia. Em um ambiente tão promissor no segmento das renováveis, o Grupo Energia, uma das empresas líderes no mercado de energia renovável, está fazendo parceria com a Graymatics, referência mundial em processamento cognitivo multimídia, para trazer algo inovador ao setor. O plano ambicioso envolve a implementação de Inteligência Artificial (IA) e tecnologia de drones para revolucionar a forma como são monitorados os projetos de fazendas solares de grande escala.

O Grupo Energia enfrenta o monumental desafio de gerenciar construções de parques de energia solar que variam de 600MW a 1.2GW, abrangendo vastas extensões de terra, algumas vezes superiores a 6.000 hectares. No lugar de abordagens convencionais que exigem visitas frequentes ao local para aferição e controle, a empresa agora se beneficia da captura de imagens de alta resolução, chamadas ortomosaicos, por meio de drones equipados com câmeras de última geração.

Rubens Brandt, CEO do Grupo Energia, declara: “Estamos lidando com parques solares cada vez maiores, estendendo-se por áreas superiores a 2.000 hectares. A solução ‘smart farm’ da Graymatics nos permite um gerenciamento mais eficiente, produtivo e moderno, adaptado às novas dimensões e complexidades de nossos projetos.”, disse Brandt sobre a aplicabilidade desta tecnologia na área de renováveis.

A Graymatics está afinando algoritmos de data analytics e IA para fornecer uma contagem em tempo real e uma mensuração do progresso físico nos locais das obras. A precisão é aprimorada enquanto o tempo necessário para as avaliações semanais é drasticamente reduzido. Quinze novos analíticos estão sendo desenvolvidos, como parte deste projeto, para identificar e contar variáveis como estacas, estruturas metálicas, painéis solares e outras infraestruturas em construção.

“A precisão de nossos algoritmos já é de mais de 85% na fase de testes e, normalmente, supera 92% em operação. Este é um projeto sem precedentes em escala e inovação”, ressalta Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics.

Atualmente, ambas as empresas gozam de um contrato exclusivo que abrange o mercado brasileiro de geração de energia solar pelos próximos dois anos. A Graymatics também está explorando oportunidades de aplicação da inteligência artificial em outros setores como construção civil, indústria, agroindústria e cidades inteligentes.

Fundado em 2004, o Grupo Energia tem um histórico robusto de liderança em serviços de geração e transmissão de energia no Brasil e uma presença significativa internacionalmente. Com um portfólio diversificado que inclui desde centrais hidrelétricas até parques eólicos e usinas fotovoltaicas, a empresa é uma força a ser reconhecida no mundo das energias renováveis.

Sediada em Singapura e fundada no Vale do Silício, a Graymatics é uma potência em processamento multimídia cognitivo. Utilizando IA, a empresa oferece insights valiosos e soluções em diversos setores, incluindo segurança, transporte e comércio eletrônico. Está presente em 15 países e tem um portfólio de clientes que inclui grandes nomes como Samsung, Fujitsu e Hitachi.

Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc….. Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de