Começa a funcionar o maior eletrolisador da Europa, produz até dez toneladas de hidrogênio renovável por dia e utiliza energia renovável para criar fertilizantes sustentáveis e reduzir emissões de CO2

O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, inaugurou a planta de hidrogênio renovável de 24 MW no parque industrial Heroya, a maior de seu tipo atualmente em funcionamento na Europa. O hidrogênio é produzido com eletrólise de água e energia renovável, substituindo o gás natural como matéria-prima e reduzindo anualmente 41.000 toneladas de emissões de CO2 do local.

A Yara International inaugurou hoje o maior eletrolisador da Europa no parque industrial da península de Herøya, Noruega. Fabricado pela empresa britânica ITM Power, este eletrolisador de membrana de troca de prótons (PEM) de 24 megawatts foi inicialmente vendido à Linde Engineering, que esteve envolvida no design completo da planta junto com a Yara.

Desde setembro, este eletrolisador produz até dez toneladas de hidrogênio renovável por dia. Além disso, é fabricado fertilizante (amônia) a partir de energias renováveis, utilizando também a tecnologia de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS).

A inauguração do eletrolisador de 24 MW é um marco importante para a Yara e para a descarbonização das cadeias de valor na indústria alimentícia, navegação e outros setores intensivos em energia.

O hidrogênio é produzido através da eletrólise da água utilizando energias renováveis, substituindo o gás natural como matéria-prima, o que permite reduzir aproximadamente 40.000 toneladas de emissões de CO2 anuais no local.

Os fertilizantes produzidos e fornecidos com uma pegada de CO2 baixa formarão parte de um novo portfólio denominado Yara Climate Choice. Estas soluções não apenas beneficiam as culturas, mas também contribuem para a descarbonização da cadeia de valor alimentícia.

Além dos fertilizantes produzidos mediante eletrólise da água e energias renováveis, a Yara também incluirá em seu portfólio fertilizantes baseados em amônia com baixo carbono, produzido com ajuda da captura e armazenamento de carbono (CCS).

A amônia renovável é uma peça-chave no quebra-cabeça da descarbonização, mas a escalada industrial leva tempo. O ano de 2030 está próximo, por isso também estamos trabalhando na produção de amônia com baixo carbono com CCS para facilitar a economia do hidrogênio e desenvolver mercados emergentes para a amônia com baixas emissões.

Em 2023, a Yara assinou um acordo de transporte e armazenamento de CO2 com Northern Lights, o primeiro acordo transfronteiriço de CCS do mundo. A Yara pretende reduzir suas emissões anuais de CO2 da produção de amônia em Yara Sluiskil, Países Baixos, em 800.000 toneladas. Além disso, a Yara está avaliando um ou dois projetos de produção de amônia com baixo carbono com CCS nos Estados Unidos.

Holsether acrescentou que “a transformação verde requer investimentos, condições-quadro confiáveis, uma expansão massiva das energias renováveis e das redes, uma tecnologia em constante desenvolvimento e um mercado maduro onde a oferta e a demanda se desenvolvam em paralelo. As empresas que levarem a sério esses desafios terão uma vantagem competitiva”.

Este projeto marca um avanço significativo em direção à sustentabilidade e à redução das emissões de carbono, alinhando-se com os objetivos do Acordo de Paris e posicionando a Yara como líder na transição energética e na produção sustentável de fertilizantes.

Via www.yara.com

Um eletrolisador é uma máquina que usa eletricidade para dividir a água em duas partes: hidrogênio e oxigênio. É como uma máquina mágica que pega água e a separa em suas partes menores.

Imagine que você tem uma bateria, um copo de água e dois lápis. Assim é mais ou menos como funciona:

O hidrogênio que obtemos pode ser usado como um tipo de combustível muito limpo. Quando queimamos hidrogênio para obter energia, ele só produz água e não polui o ar. Isso é muito bom para o meio ambiente porque não produz gases que causam as mudanças climáticas.

Um eletrolisador de 24 megawatts (MW) é uma instalação bastante potente, e a quantidade de energia que pode produzir ou consumir pode ser colocada em perspectiva de várias maneiras. Aqui estão algumas comparações para entender melhor o que se pode alimentar com 24 MW:


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de