Eletrobras patrocina conferência para discutir acesso a financiamento sustentável; política de carbono neutro requer medidas de eficiência energética

Em evento patrocinado pela empresa Eletrobras, palestrantes debaterão alternativas de finanças sustentáveis para financiar empreendimentos do setor. Isso tendo em conta principalmente a fase transitória para uma economia de carbono neutro.

A emissão de dióxido de carbono (CO2) é uma das principais causadoras das mudanças climáticas no mundo inteiro. Uma vez preso em combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural -, o carbono, quando se queima, é liberado na forma de CO2. Sua concentração é prejudicial à atmosfera, e já chegou a bater recorde em 2019: 415 partes por milhão.

Por isso, visa-se uma economia de carbono neutro, na qual seus efeitos são neutralizados ou compensados: quando uma atividade não aumenta a quantidade de gases que causam o efeito estufa, ou quando se emite a mesma quantidade do gás na atmosfera do que aquela que se retira mediante diferentes vias – deixando assim um balanço zero.

Eletrobras patrocina evento que trata de temas relacionados à política de carbono neutro e eficiência energética.

Conferência: participantes, datas, horários e plataforma

Constam entre os arguidores Alexandre Siciliano Esposito, chefe de Departamento de Energia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, Isabelle Frederique, especialista financeira sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e João Costa, diretor de sustentabilidade da International Hydropower Association (IHA), de sede em Londres, Reino Unido.

Eles discutirão acerca dos instrumentos de finança sustentável, abordando também a expectativa na América para essa espécie de financiamento. Além disso, será tratado o tema de padrões de sustentabilidade para hidrelétricas.

Ainda estará presente Gil Maranhão, o diretor de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da ENGIE, companhia privada referência em energia no Brasil. Gil estará no mesa que irá falar a respeito do tópico “Standart de sustentabilidade para hidrelétricas”, apresentando o caso da usina de São Salvador, da empresa, que fez parte do green bond mundialmente lançado pela ENGIE.

Da parte da Eletrobras, participam Luiz Augusto Figueira, diretor de Gestão Corporativa e de Sustentabilidade, além de Pedro Jatobá, diretor de Geração Executivos da EDP.

Companhias como a EDP, Enel e Neoenergia, entre outras consultorias do segmento, completam os painéis dos debates, que serão transmitidos via plataforma Zoom, de 14h30 às 17h na terça-feira, e de 13h30 às 17h na quarta-feira.

Informações sobre a Eletrobras

Maior empresa do setor elétrico da América Latina e líder em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, a Eletrobras contribui em todas as regiões do Brasil para que a matriz energética nacional seja uma das mais limpas e renováveis do globo. Também atua nos segmentos de comercialização e eficiência energética.​​

A eficiência energética e seus benefícios

Eficiência energética é aquela atividade que busca melhorar a utilização de fontes de energia. Chamada também de uso racional de energia, ela consiste em manusear eficientemente a energia de modo a obter certo resultado. Na eficiência energética há uma relação entre o quanto de energia emprega-se numa atividade e o quanto há disponível para sua realização.

Assim, otimiza-se o proveito de fontes de energia para reduzir custos e ainda ajudar o meio ambiente. Por outras palavras, trata-se de realizar os processos gastando menos.

Neste sentido, uma solução apontada pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) é a geração distribuída, ou GD. A ideia é diminuir a distância entre o lugar em que a energia é gerada e o lugar em que é consumida, por meio da implantação de tecnologias como: geradores de emergência, fontes renováveis de energia, co-geradores, centrais hidrelétricas, entre outras. Com isso, menos perdas na transmissão de energia acontecerão. Quanto menor a distância entre geração e consumo, maior a eficiência energética.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de