Finalmente, o revolucionário FPSO da Petrobras zarpou da China rumo ao Brasil: a primeira plataforma elétrica de exploração de petróleo do Brasil, promete produzir 100 mil barris de petróleo por dia

Na segunda-feira, 6 de maio, o FPSO Maria Quitéria — a primeira plataforma elétrica de exploração de petróleo do Brasil — zarpou da China rumo ao campo de Jubarte, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo. A chegada está prevista para o segundo semestre deste ano. A Petrobras contratou a empresa Yinson para a construção e o fretamento desta unidade.

O revolucionário FPSO elétrico da Petrobras, possui capacidade para produzir até 100 mil barris de petróleo por dia e processar cerca de 5 milhões de metros cúbicos de gás natural, com expectativa de começar a produção no início de 2025.

O FPSO Maria Quitéria é a primeira plataforma elétrica do Brasil. A unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás (FPSO), vem equipada com tecnologias avançadas para a descarbonização, incluindo um sistema de ciclo combinado para geração de energia, que pode reduzir as emissões de CO2 em cerca de 20%.

O navio-plataforma Maria Quitéria tem previsão de iniciar a extração de petróleo em 2025. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou investimentos significativos no estado do Espírito Santo, que totalizam R$ 22 bilhões nos próximos quatro anos em exploração e produção de petróleo e gás. Esses investimentos incluem a operação do Maria Quitéria, a primeira plataforma totalmente elétrica da estatal.

Além disso, os planos para o estado incluem investimentos no edifício da companhia em Vitória, o Edivit, que faz parte do projeto de fortalecimento das sedes regionais da Petrobras.

O anúncio foi feito em 19 de setembro de 2023 por Jean Paul Prates durante uma visita ao Espírito Santo para celebrar os 15 anos do início da exploração do pré-sal no Brasil, que teve início nesse estado.

Jean Paul Prates destacou que a nova plataforma elétrica Maria Quitéria elevará a qualidade do petróleo produzido pela Petrobras, agregando mais valor.

O FPSO Maria Quitéria, uma unidade do tipo FPSO para produção, armazenamento e transferência de petróleo, operará no campo de Jubarte, parte do pré-sal da Bacia de Campos, com capacidade para produzir 100 mil barris de petróleo por dia.

A operação desta plataforma resultará em uma significativa redução nas emissões de gases de efeito estufa, com uma redução projetada de mais de 5 milhões de toneladas de dióxido de carbono ao longo do ciclo de produção, graças à adoção de tecnologias avançadas.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de