A Marinha dos Estados Unidos desenvolveu uma técnica incrível para ajudar os pilotos a pousarem em porta-aviões à noite

Após uma missão, os aviões retornam ao porta-aviões usando uma das três abordagens, dependendo das condições climáticas: dia claro, noite ou clima ruim. Cada abordagem segue procedimentos específicos para garantir a segurança de todos os aviões pela Marinha dos Estados Unidos.

Os controladores de tráfego aéreo no Centro de Controle de Tráfego Aéreo da embarcação monitoram de perto os aviões que estão voltando. Esses controladores têm a responsabilidade de garantir que todos os aviões aterrissam em segurança. Eles são tão qualificados quanto seus colegas civis e podem dar ordens que até mesmo os oficiais devem seguir sem questionar.

Os aviões são lançados no início de cada ciclo para liberar espaço no convés, permitindo que a tripulação da Marinha dos Estados Unidos reposicione os outros aviões para o próximo pouso. O método de pouso envolve cabos de prisão numerados no convés. O alvo principal dos pilotos é o cabo número três, que fica no ponto ideal para um pouso seguro.

Durante o pouso, o piloto acelera ao máximo para garantir que, se não pegar o cabo, a aeronave tenha potência suficiente para decolar novamente. Isso é conhecido como “bolter”. Se o avião não conseguir decolar novamente, o piloto precisará ejetar.

Os pilotos da Marinha dos Estados Unidos entram em um padrão de retenção complexo chamado “pilha Marshall”, que funciona como uma pilha de panquecas, com cada avião em um nível diferente. Isso ajuda a manter a separação segura entre os aviões.

No convés do porta-aviões, o Controle de Tráfego Aéreo monitora todas as aeronaves. Informações cruciais sobre cada avião são exibidas em painéis de status e transmitidas pelo sistema de TV interno do navio. Isso inclui detalhes como quantidade de combustível, nome do piloto e tentativas de pouso.

Que fornece sinais de inclinação e elevação para o display do piloto, ajudando-o a alinhar corretamente o avião. Os oficiais de sinalização de pouso da Marinha dos Estados Unidos, posicionados em ambos os lados da área de pouso, dão instruções verbais aos pilotos via rádio.

As condições no mar podem dificultar ainda mais o pouso. Ondas fortes podem fazer com que a popa do navio suba e desça drasticamente, desorientando os pilotos. Nesses momentos, os oficiais de sinalização de pouso são essenciais, orientando os pilotos com comandos precisos.

Essa sensação é um alívio e um sinal de sucesso após uma evolução desafiadora. A precisão é fundamental para garantir um pouso seguro. A habilidade e a coragem dos pilotos da Marinha dos Estados Unidos, combinadas com esse método genial, tornam possível pousar em um porta-aviões em movimento, mesmo nas condições mais difíceis. Essa técnica é uma prova da bravura e da expertise desses aviadores.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de