Infraestrutura: Bureau Veritas monitora obras de Terminal Salineiro de Areia Branca no Rio Grande do Norte

O Bureau Veritas, líder global em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), tem participado da modernização do Terminal Salineiro de Areia Branca (RN), a fim de garantir a qualidade e cumprir o cronograma de infraestrutura da operação ao Consórcio Intersal, ganhador do leilão feito pelo Governo Federal ano passado.

Ao Grupo compete o monitoramento de atividades na instalação offshore, que detém cerca de 35% da produção de sal marinho no Brasil. As obras de melhoria na infraestrutura são processadas pela Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte, a Codern, que aplicou capital de R$ 65 milhões. Liderado pela Intermarítima e com participação da Navenor, o Consórcio deve assumir as operações em julho deste ano.

“O Bureau Veritas atua no setor marítimo há quase 200 anos e essa expertise é fundamental para garantir a segurança e a qualidade das operações em instalações offshore. Com a modernização do terminal salineiro, contribuímos para a economia local e nacional, aumentando a capacidade produtiva e a visibilidade no mercado global”, diz Rafael Perez, diretor de Construção e Infraestrutura da companhia.

“O Rio Grande do Norte é responsável por quase toda a produção de sal do Brasil e agora contamos com contamos com a experiência e comprovada capacidade técnica internacional do Bureau Veritas para iniciarmos as operações até julho deste ano e contribuirmos imediatamente com o setor, aumentando os embarques de sal a granel pelo Terminal Salineiro de Areia Branca”, explica Ricardo Oliva, representante do Consórcio Intersal.

O Bureau Veritas participa de modo ativo no monitoramento das obras de modernização do Tersab, realizadas pela Codern, além da recuperação de estruturas de metal no cais de barcaça, do sistema de defesas (Dolfins), da ponte transportadora, da torre de transferência e das instalações de novas usinas de dessalinização. As oficinas, as unidades termoelétricas, o alojamento e o prédio administrativo igualmente estão em reforma no objetivo de garantir ainda mais conforto e segurança aos colaboradores. O Bureau Veritas acompanha a revitalização do Sistema de Proteção Catódica, de modo que melhor controle da corrosão das superfícies seja supervisionado. As obras começaram no segundo semestre do ano passado. A conclusão está prevista para setembro deste ano.

Outros trabalhos de infraestrutura

“Além dos desafios das obras offshore, tivemos de planejar a execução de intervenções de infraestrutura sem atrapalhar o fluxo de embarques de sal. Temos tido sucesso: embarcaremos até o final de abril, mais de 600 mil toneladas em 2022, atendendo a todos os produtores”, comenta o Diretor Presidente da CODERN Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida.

As obras em ação fazem parte das obrigações contratuais de arrendamento. Além dos investimentos pela Companhia Docas, o Consórcio Intersal deve colocar cerca de R$ 165 milhões em capital nos próximos 25 anos, para expandir o potencial de armazenamento e escoamento do sal do estado. O Terminal Salineiro de Areia Branca, inaugurado em março de 1974, localiza-se a cerca de 14 km do litoral de Areia Branca e a 330 km de Natal. O sal do Tersab é consumido em todo o Brasil, por empresas de cloro e soda, papéis e celuloses, fora a alimentação animal, consumo humano e exportação estrangeira.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita de 4,9 bilhões de euros, o Bureau Veritas é referência global em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Criado em 1828, o Grupo consta em 140 países, e atende mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores espalhados em 1.600 escritórios e laboratórios ao redor do globo, 5 mil deles no Brasil.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de