Inflação fecha o ano em 10,06%, mostra IBGE

A inflação de 2021 fechou o ano com aumento de 10,06%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Essa é a maior taxa acumulada no ano desde 2015 (quando registrou 10,67%).

Com o resultado, o índice ficou acima da meta definida pelo Banco Central, de 3,75% para o ano passado, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para cima ou para baixo, podendo chegar até a máxima de 5,25%.

O resultado de 2021 foi influenciado principalmente pelo grupo de transportes, habitação e alimentação e bebidas. Juntos, os três grupos responderam por cerca de 79% do IPCA de 2021.

O grupo dos transportes foi afetado principalmente pelos combustíveis.

“Com os sucessivos reajustes nas bombas, a gasolina acumulou alta de 47% em 2021. Já o etanol subiu 62% e foi influenciado também pela produção de açúcar”, ”, explicou o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

Outro destaque nos transportes foi o preço dos automóveis novos (16%) e usados (15%).

“Esse aumento se explica pelo desarranjo na cadeia produtiva do setor automotivo. Houve uma retomada na demanda global que a oferta não conseguiu suprir, ocorrendo, por exemplo, atrasos nas entregas de peças e, as vezes do próprio automóvel”, contextualizou Kislanov.

A principal contribuição veio da energia elétrica (21%), seguido pelo gás de botijão (37%).

“Ao longo do ano, além dos reajustes tarifários, as bandeiras foram aumentando. Isso impactou muito o resultado de energia elétrica, que tem bastante peso no índice”, informou o IBGE.

No grupo alimentação e bebidas, a variação de quase 8% foi menor que a do ano anterior (14%).

Ainda assim, o IBGE destacou o aumento de alguns itens, como o café moído (50%) e o açúcar refinado (47%).

“A alta do café ocorreu principalmente no segundo semestre, pois a produção foi prejudicada pelas geadas no inverno. Já o preço do açúcar foi influenciado por uma oferta menor e pela competição pela matéria prima para a produção do etanol”, explicou Kislanov.

IPCA em dezembro fica em 0,73%

No último mês de 2021, a inflação oficial foi de 0,73%, 0,22 ponto porcentual abaixo da taxa de 0,95% registrada em novembro.

Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta e a maior variação veio de vestuário.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de