Governo realiza hoje o maior leilão do setor portuário dos últimos 20 anos

O Ministério da Infraestrutura realiza nesta sexta-feira, 19, o maior leilão do setor portuário dos últimos 20 anos. O certame será na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo.

Serão leiloadas duas áreas do Porto de Santos, no litoral paulista, destinadas à movimentação e à armazenagem de combustíveis. O terminal possui mais de 300 mil metros quadrados e se conecta a refinarias da Petrobras.

A empresa vencedora terá de fazer obras para ampliar a capacidade de armazenamento do terminal, assim como novos berços para a atração de navios. Também está prevista uma remodelagem da área pela qual passam os dutos que levam às refinarias de combustível.

Segundo a Agência Nacional de Transporte Aquaviário, uma das áreas do porto, STS08, não recebeu propostas e “por esse motivo, serão feitos ajustes nos estudos e um novo edital será publicado em breve”, informou. A entrega das ofertas ocorreu na terça-feira 16.

Outra área que deve ser arrematada no certame é a do Porto de Imbituba, em Santa Catarina, para movimentação de granéis de combustíveis e químicos.

O leilão será pelo maior valor de outorga — dinheiro pago ao governo. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o investimento nos três terminais será de quase R$ 1 bilhão ao longo dos 25 anos de contrato.

Leia mais: “Pela privatização da Petrobras”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na edição 86 da Revista Oeste


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de