Novo terremoto de magnitude 6,3 atinge Afeganistão

Um novo terremoto de magnitude 6,3 atingiu a cidade de Herat, no noroeste do Afeganistão, na madrugada deste domingo, 15. O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, deixando pelo menos dois mortos e 154 de feridos.

Desde o início de outubro, a região registrou outros dois terremotos, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

As autoridades locais afirmaram que ainda avaliam a magnitude da destruição. Em Herat, a maioria dos moradores ainda dorme ao ar livre por medo de novos tremores.

“Os moradores de Herat estão aterrorizados e assustados. Muitos dos nossos compatriotas não têm onde morar e as noites são muito frias”, disse o comerciante Hamid Nizami, de 27 anos, à agência AFP. Ele agradeceu pelo fato de o tremor de terra ter ocorrido durante o dia, enquanto as pessoas estavam acordadas.

Terremotos castigam Afeganistão

O terremoto ocorreu a 33 quilômetros de Herat, na província ocidental de mesmo nome. No dia 7 de outubro, um terremoto também de magnitude 6,3 e outros oito tremores secundários abalaram a região, derrubando casas e ferindo centenas de pessoas.

O governo Talibã estimou que morreram cerca de 1 mil pessoas, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou que o terremoto deixou cerca de 1,4 mil mortos.

Em 11 de outubro, quando milhares de afegãos aterrorizados ainda buscavam abrigo e voluntários procuravam sobreviventes, outro terremoto de mesma intensidade matou uma pessoa e feriu outras 130.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 90% dos mortos nos terremotos eram mulheres e crianças. As Nações Unidas afirmaram que mais de 20 mil pessoas foram afetadas.

Pelo menos seis cidades rurais do distrito de Zenda Jan foram completamente arrasadas.

Crise humanitária

O Afeganistão já sofre uma grave crise humanitária, depois da retirada da ajuda estrangeira com a volta do Talibã ao poder, em 2021.

O fornecimento de abrigos à população antes da chegada do inverno será um dos grandes desafios das autoridades locais, que mantêm relações tensas com organizações humanitárias internacionais.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de