Guerra contra o Hamas: Israel ordena evacuação de Rafah

O Exército de Israel iniciou a evacuação de cerca de 100 mil habitantes da região leste de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. A medida foi tomada depois de anúncios de uma iminente ofensiva na área.

A ação ocorre em um contexto de estagnação nas negociações entre Israel e o grupo terrorista Hamas para cessar os confrontos, que persistem por quase sete meses em Gaza.

As discussões para estabelecer um cessar-fogo, que incluem a liberação de reféns israelenses em Gaza, foram retomadas em Doha, no Catar, depois de diversas tentativas de acordo no Egito no último fim de semana.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou sua disposição de invadir Rafah, com ou sem um acordo de paz.

A posição de Netanyahu tem levantado preocupações nos Estados Unidos, principal aliado de Israel, e na comunidade internacional, em virtude dos potenciais efeitos sobre a população civil.

As Forças Armadas de Israel anunciaram o começo de uma “operação de alcance limitado”, com o objetivo de uma “evacuação temporária” dos moradores da área leste de Rafah. A ideia é direcioná-los para “zonas humanitárias expandidas”.

The IDF has expanded the humanitarian area in Al-Mawasi to accommodate the increased levels of aid flowing into Gaza. This expanded humanitarian area includes field hospitals, tents and increased amounts of food, water, medication and additional supplies.

In accordance with the… pic.twitter.com/si47k9FCCz

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Estratégias de evacuação

Um representante militar israelense informou que o número de evacuados pode alcançar 100 mil. Esse número representa uma parcela significativa dos habitantes de Rafah, cuja população é de 1,2 milhão de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os residentes souberam da evacuação por mensagens de voz e textos, que tinham instruções sobre os procedimentos e os locais para onde eles deveriam se dirigir, conforme relatou um morador à agência de notícias AFP.

O Exército expandiu a “zona humanitária” para abranger Al-Mawasi, uma localidade na costa a cerca de 10 quilômetros de Rafah.

Em Al-Mawasi, foram criados hospitais de campanha e tendas. Também foram disponibilizados alimentos, água, medicamentos e outros itens necessários, segundo autoridades militares israelenses.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de