Final da 3ª temporada de ‘Atlanta’: Inside Van’s Emotional Breakdown e That Wild Cameo (Exclusivo)

Depois de levar os espectadores em alguns passeios loucos pela Europa, a 3ª temporada de Atlanta encerra com um estrondo, pois segue Van (Zazie Beetz) em uma jornada muito inesperada e emocional por Paris, que inclui uma interação selvagem com uma participação surpresa de Alexander Skarsgård. E a produtora executiva Stefani Robinson detalha o que é facilmente um dos melhores episódios da série FX até agora.

[Aviso: Spoilers para o final da 3ª temporada de Atlanta , “Tarrare”, escrito por Stefani Robinson e dirigido por Donald Glover.]

Enquanto a temporada foi dividida entre histórias sobre a maldição da brancura e seguindo a gangue – Paper Boi (Brian Tyree Henry), Darius (LaKeith Stanfield), Earn e Van – enquanto viajam por partes da Europa, o final se concentra diretamente em Van, cuja história tem sido amplamente reproduzida no fundo dos episódios anteriores.

“Nós realmente queríamos fazer um episódio solo de Van”, diz Robinson ao ET, usando-o para abordar por que ela apareceu na Europa em primeiro lugar. E uma vez que isso foi decidido, tudo o que o personagem fez foi trabalhar até o que acontece na última edição da 3ª temporada.

Stefani Robinson
Stefani Robinson / Foto de Imprensa

Então, em “Tarrare”, uma referência que vamos chegar mais tarde, Van é inesperadamente vista por uma velha amiga, Candice (Adriyan Rae), que por acaso está em Paris com suas duas amigas, Shanice (Shanice Castro) e Xosha (Xosha Roquemore). Embora, esta Van não é a mesma pessoa que conhecemos. Ela está ostentando um corte de cabelo tipo Amélie, um sotaque francês e pretende ter uma vida inteira na França que não parece reconhecer sua filha, Lottie, que ainda está em casa em Atlanta.

Depois de inicialmente tentar sacudir Candice, Van convida os três amigos a segui-la enquanto ela faz recados pela cidade. Primeiro, eles passam em seu apartamento, onde vêem fotos dela como modelo em revistas e fotos dela e de seu novo namorado, antes de partir em scooters para um quarto de hotel pertencente a Skarsgård, que nesta versão, gosta de ser emasculado. Lá, Van deixa drogas ao redor do espaço antes de chamar a recepção para investigar.

Quando se trata da aparição do ator de True Blood (um retorno que os personagens fazem no episódio), Robinson dá todo o crédito ao seu elenco para Glover, que estendeu a mão e o levou para o show. Mas o que tornou o elenco tão perfeito foi que você quase podia acreditar que esta era a versão real de Skarsgård. “Em termos de uma celebridade se interpretando, tinha que ser alguém como ele”, diz Robinson sobre “ele se livrar de ser emasculado e ser estranho”.

Atlanta Season 3
FX

Assim que saem, as mulheres vão para uma parte mais sedegenta da cidade, onde Van espera receber um pacote. No entanto, as coisas rapidamente azedam quando suas scooters são cortadas e são forçadas a fugir a pé. Felizmente, eles escapam ilesos e acabam em um museu, onde Van faz uso brutal de uma baguete velha e velha que ela tem carregando o tempo todo. (“Baguetes velhas podem potencialmente se tornar armas”, diz Robinson sobre o fim extremamente inesperado da mordaça sobre o pão grande na mochila de Van.)

Depois de bater na cara de um estranho para pegar o pacote que ela estava caçando, todos eles vão para um jantar chique – e é aqui que as coisas tomam um rumo sombrio. O pacote, ao que parece, é uma mão humana, uma das muitas sendo alimentadas com os convidados, juntamente com Xosha e Shanice, que jantam na carne com guardanapos sobre suas cabeças. (O evento é uma referência tanto ao showman francês titular conhecido por seu apetite insaciável, que incluía canibalismo, e maneira decadente de comer um bunting ortolan na França.)

Quando se trata de trazer o folclore francês para o episódio, Robinson aponta para um “grupo icônico do Facebook” do qual ela costumava fazer parte, na qual os membros compartilhavam entradas fascinantemente bizarras da Wikipédia — e uma delas era sobre Tarrare. “Ele é um homem estranho mítico que supostamente comeu crianças e fedia tanto. Tipo, ele podia comer toneladas e toneladas e nunca ficar doente”, lembra. E dado que esta temporada acontece na Europa, foi apenas algo que ficou com ela. “E eu acho que isso meio que se liga, um pouco, ao canibalismo que vemos no episódio.”

Atlanta Season 3
FX

Enquanto isso, o jantar em si foi um pouco de comentário sobre a classe e privilégio de pessoas que fazem coisas como comer essa rara iguaria francesa, que na verdade é proibida na Europa desde 1979. Mais especificamente, ele se vinculou ao tema geral da temporada sobre a maldição da brancura, que em grande parte inspirou os episódios únicos de garrafa.

Falando nesses episódios, Robinson diz que eles “definitivamente existem no mesmo universo”. Mas qualquer coisa mais específica sobre como eles jogam na realidade de Atlanta é propositalmente deixado no ar. “Não queríamos torná-lo tão concreto”, acrescenta.

Antes de deixar a festa, Candice confronta Van, que eventualmente revela que ela está tendo um colapso episódico e tem fingido viver uma vida na França após múltiplas falhas em casa, incluindo uma vaga tentativa de suicídio. Depois daquele momento assustador em casa, ela pegou um avião para Amsterdã, onde se encontrou com Earn, Paper Boi e Darius – e foi lentamente desassociando-se de sua dor e sofrimento.

Esse colapso mental, diz Robinson, capta não só as dicas deixadas ao longo da 3ª temporada , “as rachaduras na fachada” – mas também “os fios da temporada anterior, que a viram perder o emprego e tentar existir como mãe solteira, enquanto também namorava e se sentia perdida dentro disso”. E, como resultado, “ela estava se sentindo um pouco inconsequente”, acrescenta o escritor.

Atlanta Season 3
FX

Como alguém que não é estranho à ansiedade e à depressão, Robinson queria canalizar esses sentimentos para o que Van está experimentando. “A pedra fundamental do que ela está passando era verdadeira para mim e fiel a outros amigos. E então eu acho especificamente verdade apenas para as mulheres negras”, diz ela, observando que o que a personagem está passando não é visto muitas vezes na televisão. “Eles são sentimentos reais e eles não devem ser brilhantes sobre.”

E assim, quando Van finalmente vem e compartilha com Candice o que ela está passando, Robinson diz: “Há uma sensação de alívio de se sentir como, ‘Oh, eu não sou forte o suficiente para descobrir isso tudo.’ E eu acho que esse momento foi muito importante em um nível pessoal, mas também para o personagem também.”

Ela acrescenta: “Acho que era verdade o que ela estava experimentando.”

Em termos de terminar com este episódio, Robinson diz que o que acontece com Van é algo que foi uma espécie de experiência por todos os personagens. “Eles estão quebrando a forma. Eles estão em um novo lugar. Eles estão em algum lugar desconhecido e as coisas não estão necessariamente ligadas de maneiras que já foram amarradas antes”, diz ela, explicando que captura o caos de toda a temporada.


 


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Você pode gostar também de