Steven Spielberg em ‘E.T.’s Reese’s Pieces Scene and How It Changed From Script to Screen (Flashback)

Steven Spielberg originalmente queria E.T. o Extra-Terrestre para apresentar seus doces favoritos. Mas não eram as peças do Reese.

Para celebrar o 40º aniversário do icônico filme, o ET está relembrando uma de suas histórias mais famosas nos bastidores. Como Spielberg e a produtora Kathleen Kennedy explicaram sobre a cena favorita dos fãs, no rascunho inicial da roteirista Melissa Mathison, Elliott (Henry Thomas) deixou um rastro de M&Ms para atrair o tímido alienígena para sua casa no Vale de San Fernando.

Então, por que o interruptor?

“Eu não estava em comunicação direta com a M&Ms. Eu simplesmente fiz o pedido”, disse Spielberg ao ET em 2001, quando promoveu o lançamento da edição especial do filme para o ano seguinte. “Foi M&Ms no roteiro.”

Steven Spielberg and Kathleen Kennedy pose together while celebrating 'E.T.'s 20th anniversary in 2002.
Getty Images

Anos antes de fazer uma nova era para Star Wars como presidente da Lucasfilm, Kennedy produziu vários filmes considerados como clássicos essenciais hoje em dia, incluindo as franquias Back to the Future, Jurassic Park e Indiana Jones , para citar alguns. No início desta prolífica carreira, Kennedy foi assistente de Spielberg antes de receber rapidamente um de seus primeiros créditos de produtor para E.T.

Como ela lembrou, Spielberg tinha a intenção de manter tudo sobre o filme em segredo durante toda a produção, que não só incluía detalhes da história, mas, mais crucialmente, a aparência do ser de outro mundo titular.

“Ele não queria que ninguém visse o personagem do E.T. ou tirasse fotos”, disse Kennedy ao ET em 2001.

A promotional image of Steven Spielberg posing with E.T.
Getty Images

Esse ar de sigilo levou à eventual queda da possível colaboração da E.T. com m&m’s, um doce sob o guarda-chuva de Marte, Incorporated. Mesmo na esteira do sucesso de bilheteria de Raiders of the Lost Ark de Spielberg em 1981, a empresa hesitou em emprestar um de seus produtos de marca registrada.

“Quando entramos em contato com [Marte] para usar M&M’s, é claro, eles queriam ver o roteiro”, lembrou Kennedy. “E houve o catch-22, porque Steven não queria enviar o roteiro.

Kennedy expressou simpatia por Marte, pois os executivos só receberam os traços largos do filme. “Para ser justo com eles, eles estavam realmente tendo que dar o salto que o que estávamos fazendo era algo que eles se sentiriam confortáveis em ter seu produto associado”, admitiu ela, ao mesmo tempo em que notava que a colocação do produto era um “negócio relativamente novo” no início dos anos 80. (E.T. estreou um ano antes de Ray-Bans in Risky Business de Tom Cruise disparar as vendas de óculos de sol, e uma década antes de Mike Myers colocar uma reviravolta única na tendência no Mundo de Wayne , ambos zombando de colocações de produtos, enquanto simultaneamente promovendo Pepsi, Doritos, Pizza Hut e Reebok em uma única cena.)

Left: 'E.T.' promotional image. Right: Reese's Pieces in 'E.T.'
Getty Images / Universal Pictures / Amblin

Depois que Kennedy entrou em contato com a proposta, que também incluiu amarras promocionais para coincidir com o lançamento do filme, o tempo crucial passou enquanto Marte deliberava o acordo. Mas com a produção se aproximando, ela e Spielberg foram forçados a examinar alternativas.

Embora os M&M’s pudessem ter sido os favoritos do diretor na época, ele não precisava pensar muito sobre seu tratamento secundário, Reese’s Pieces, de propriedade da antiga concorrente de Marte The Hershey Company.

“Disseram-me que não nos deram permissão para usar M&M’s, então eu disse: ‘Bem, quais são meus próximos doces favoritos?'” Spielberg lembrou. “Que [tem] agora se tornar meu doce mais favorito, porque eu tenho comido agora por 20 anos e isso é Reeses Pieces. [Hershey] disse sim e isso se tornou o doce da hora.

“Quando estávamos ficando sem tempo e [Marte] não nos deu o OK, fomos às Peças de Reese e o resto é história”, disse Kennedy. “Eu acho que eles tiveram um monte de arrependimento depois de dizer não.”

Com o lançamento de E.T. chegando apenas alguns anos depois de Reese’s Pieces, uma extensão das extremamente populares Reese’s Peanut Cups de Hershey, chegou ao mercado pela primeira vez em 1978, a colaboração foi sinergia no seu melhor.

“De certa forma, as peças de Reese eram relativamente novas em 82. Nós meio que ajudamos um ao outro”, disse Spielberg.

E os números voltam a isso.

Left: movie theater standee featuring E.T. holding a Reese's Pieces bag. Right: an E.T. doll surrounded by Reese's Pieces bags.
Entertainment Tonight

E.T. the Extra-Terrestrial acabou ganhando mais de US$ 350 milhões nas bilheterias mundiais após sua estreia em 11 de junho de 1982. Enquanto isso, relatos na época disseram que Reese’s Pieces comemorou um aumento de cerca de 65% nas vendas graças à esmagadora resposta cultural do filme.

Embora as Peças de Reese de tudo isso não possam se empilhar contra as qualidades atemporais mais notáveis do filme, como a trilha sonora de John Williams ou as imagens icônicas do passeio aéreo de bicicleta retroiluminados contra uma lua cheia, o doce permanece sinônimo de um dos filmes mais amados de todos os tempos.

Drew Barrymore, que famosamente se tornou E.T. s estrela de fuga com apenas seis anos de idade, diz que ela se considera uma das muitas que continuam a formar conexões únicas com o filme quatro décadas depois.

Drew Barrymore and E.T. in the movie's final moments.
Getty Images

“[E.T.] certamente nos ensinou a todos que estavam fazendo isso para ser paciente e amoroso com o desconhecido. E para proteger aqueles que são diferentes de nós”, compartilhou o apresentador de talk show com o ET em abril. “E tenho certeza que foi isso que me fez uma pessoa de mente aberta e de coração aberto para o resto da minha vida… E eu acho que é muito sobre cura, também. Há esse elemento nisso. Eu só acho que tem todos os componentes. Também tem uma grande aventura. É muito celebrativo da vida.”

E.T. os fluxos Extra-Terrestres em Peacock.


Por que Steven Spielberg queria que ‘Hook’ fosse seu primeiro filme de família desde ‘E.T. ” (Flashback)

John Stamos’ ‘E.T.’ Filho obcecado Billy trava sua entrevista com Drew Barrymore

Por que Steven Spielberg estava com medo de ‘Jurassic Park: A Grande Queda do Passeio no Universal Studios


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Você pode gostar também de