‘Ira de Khan’: Ricardo Montalbán em ‘Vilão Icônico de Star Trek e sua transformação de treino (Flashback)

Entre Star Trek II: The Wrath of Khan’s enduring legacy, que já ostenta a introdução do Kobayashi Maru, bem como o Capitão Kirk (William Shatner) e a poderosa cena de despedida do Sr. Spock (Leonard Nimoy), é a performance icônica de Ricardo Montalbán como Khan Noonien Singh.

Para celebrar o 40º aniversário do filme, ET está relembrando a entrevista aprofundada de Montalbán que antecede a estreia de The Wrath of Khan em 4 de junho de 1982.

Ricardo Montalban in 'Star Trek II: The Wrath of Khan.'
Paramount Pictures via Getty Images

Uma pergunta na mente de todos na época era um pouco superficial, mas, no entanto, imperativa após a aparição de Montalbán no trailer e cartazes do filme. Esses são seus músculos reais? E se assim for: como você entrou em forma?

“Antes de fazer Khan, comecei a fazer um monte de flexões”, disse Montalbán com uma risada, confirmando que os peitorais na tela grande eram o verdadeiro negócio. “Porque, afinal, [Khan] deveria ser um homem fisicamente forte.”

Montalbán teve a distinção única de reprisar o personagem mais de 15 anos depois que ele estrelou na série original. No episódio da primeira temporada, “Space Seed”, Kirk e a tripulação encontram Khan, um humano geneticamente modificado que esteve em animação suspensa após uma guerra mundial na Terra há quase 200 anos. Com força e intelecto aprimorados, Khan procura assumir a Enterprise e reviver mais de seus pares sobre-humanos. Mas sua tentativa é frustrada. Em vez disso, Kirk envia Khan e companhia para um planeta desabitado onde eles poderiam cumprir suas ambições destrutivas, sem trazer danos e caos para a Federação no processo.

Ricardo Montalban and William Shatner in 'Star Trek' the original series episode 'Space Seed.'
Paramount via Getty Images

“Arrisco-me a dizer que recebi mais cartas de fãs desse episódio do que qualquer coisa que já fiz na minha vida”, compartilhou Montalbán.

No momento em que o produtor Harve Bennett veio chamando sobre literalmente reviver Khan para o segundo filme de Star Trek, Montalbán tinha se tornado um nome familiar de seu papel como Mr. Rourke em Fantasy Island. Já em muitas temporadas da série de TV de sucesso, Montalbán se sentia confiante e confortável como o personagem principal da série. E quando chegou o momento de voltar ao universo de Gene Roddenberry, ele descobriu que talvez ele tivesse se tornado um pouco confortável demais.

“Quando você interpreta o mesmo personagem por tantos anos, eu o conheço tão bem que ele se torna um pouco parte de você, à medida que você se torna parte dele”, explicou Montalbán. “E quando comecei a articular o diálogo de Khan, e eu estava sozinho em casa no meu quarto e estudo, e a primeira vez que eu digo as palavras em voz alta eu ouvi o Sr. Rourke. E eu não podia fugir dele e eu não sabia o que fazer.

Ricardo Montalban and Herve Villechaize in a promo picture for 'Fantasy Island.'
ABC via Getty Images

“Pedi a Bennett, o produtor de [A Ira de Khan], que me enviasse uma fita do programa original que eu tinha feito… Ele pode ser mais velho e mais amargo, mas mesmo assim, tenho que descobrir suas impressões digitais”, continuou. “E então eu vi o show. Eu pesquisei várias vezes. E na quarta ou quinta vez que comecei a lembrar o que fazia então. Os pensamentos voltaram para mim. E foi realmente muito notável… Então, eu peguei o roteiro e, de repente, havia Khan. E eu acho que eu erradiscou o Sr. Rourke.

Após a recepção mista de Star Trek: The Motion Picture em 1979, os produtores voltaram ao básico para o próximo capítulo em termos de história, tom e antagonista. Enquanto Kirk enfrenta as aflições de uma crise de meia-idade, Khan reenters a dobra e está morto em vingança. Em Star Trek Into Darkness, Spock mais tarde avisa seu homólogo da linha do tempo de Kelvin (Zachary Quinto) que “Khan Noonien Singh é o adversário mais perigoso que a Enterprise já enfrentou”.

“Um santo não sabe que é um santo. Ele faz coisas santas. E as pessoas ao seu redor dizem que ele é um santo”, disse Montalbán, acrescentando que, da mesma forma: “Um homem mau ou um vilão, não acho que ele pense em si mesmo como sendo mau”.

A natureza multifacetada de Khan e a rica história ainda estão pagando dividendos. Em Star Trek: Strange New Worlds, o DNA do personagem literalmente é alto. O chefe de segurança da Enterprise, La’an Noonien-Singh (Christina Chong), é descendente de Khan. Em Star Trek: Picard, o final da 2ª temporada insinuou que o Dr. Adam Soong (Brent Spiner) ajudou a criação de Khan como um jovem cientista.

Ao lado da Rainha Borg e Gul Dukat, Khan continua a ser anunciado como um dos melhores vilões de Star Trek, que é um legado que pode ser atribuído à abordagem pensativa de Montalbán para criar um antagonista tridimensional.

“Quando eu interpretei Khan… Tive que dar a ele algumas qualidades humanas. Algo de bondade”, explicou Montalbán. “E eu imbuí Khan com um amor muito sincero e muito bonito de sua esposa, que morreu. E esse grande amor agora se transformou em grande ódio para o Almirante Kirk, a quem ele culpa pela morte de sua esposa… Porque se você jogar tudo de bom e tudo de ruim, então é uma caricatura. Isso não existe. Todos nós temos um equilíbrio.

Ricardo Montalban in 'Star Trek II: The Wrath of Kahn.'
Paramount Pictures via Getty Images

Ainda assim, havia o velho dilema de atuação de encontrar o tom certo. Mesmo para um ator de cinema estabelecido, tendo anteriormente estrelado ao lado de ícones do cinema como Clark Gable (Across the Wide Missouri) e Lana Turner (Madame X), Montalbán sentiu-se desafiado por traduzir Khan para o cinema.

“Interpretar esse personagem apresentou grande dificuldade. Se eu jogasse com ele em segurança… Temo que o personagem não teria sido um antagonista digno do Almirante Kirk”, disse Montalbán. “A única maneira que eu poderia fazê-lo, então, era jogá-lo não com segurança, mas com ousadia. E realmente tocá-lo tão plenamente quanto eu poderia, porque afinal, [Star Trek] é uma coisa de fantasia.”

Deformado máximo até 2021, Jerry O’Connell disse ao ET na 2ª Celebração Anual do “Dia da Jornada nas Estrelas” da Paramount+que ele quer seguir os passos de Benedict Cumberbatch interpretando o infame tirano um dia (mesmo que ele já esteja na família como a voz de Ransom on Lower Decks).

O ator revelou: “Grandes adereços para Ricardo Montalbán, que fez um trabalho incrível não só na série original, mas também em [Star Trek II], [mas] eu quero uma chance de interpretar Khan em algum momento.”

Star Trek II: The Wrath of Khan transmite na Paramount+.


‘Star Trek: Strange New Worlds’: Anson Mount, Rebecca Romijn e Ethan Peck em Honoring the Past (Exclusivo)

Como assistir a todas as séries e filmes de ‘Star Trek’

‘The Next Generation’s Wil Wheaton em retorno a ‘Star Trek’ para ‘O Primeiro Dever’ 30 Anos Atrás (Flashback)


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Você pode gostar também de