Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou na manhã desta quinta-feira (26), treinamento com 30 agentes de zoonoses para reforçar os cuidados com o inseticida do controle da dengue.

A orientação foi realizada pelo engenheiro agrônomo e gerente da Clarke Brasil, José Teodoro da Cunha, que reforçou os cuidados com o uso do produto, principalmente com a quantidade correta e fatores ambientais. Ele ainda explicou que a nebulização é a última ferramenta utilizada no controle do mosquito e deve ser feita com técnica, aliada com treinamento, conhecimento e prática.

#PraCegoVer: Coordenador do CCZ em pé falando aos agentes gesticulando, enquanto engenheiro prepara material no notebook; agentes sentados prestam atenção (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Este treinamento é preparatório para iniciar o programa ‘Minha Família Sem Dengue’ deste ano, que terá a primeira ação no dia 4 de junho (sábado), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio de todas as secretarias.

Das 8h às 14h, o Dia D de Combate à Dengue mobilizará aproximadamente 500 pessoas que percorrerão a região sul com ações de bota-fora, visita aos imóveis para vistoria e retirada de possíveis criadouros. Estima-se que 20 mil casas sejam visitadas.

O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em abril.

#PraCegoVer: Engenheiro em pé dá orientações aos agentes que estão sentados prestando atenção (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O índice obtido foi de 4% para média do município, considerado inédito na cidade, colocando Caraguatatuba em situação de risco para epidemia. A atenção vai para região sul que registrou taxa de 8,4%.

O trabalho contará com 20 equipes e em cada grupo terá um agente comunitário de saúde e um agente de zoonoses, além de voluntários de diversas secretarias que contribuirão para os trabalhos. Serão visitados os bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Porto Novo e Praia das Palmeiras.

Os agentes estarão identificados com coletes e crachás. Durante a ação também ocorrerá distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

A Prefeitura conta com o apoio da população para receber as equipes, acompanhar a vistoria e retirar qualquer material que possa acumular água e criadouros do mosquito da dengue. Neste dia, está autorizado descartar nas calçadas itens inservíveis que sejam possíveis criadouros para recolhimento da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

Casos

Até o momento, a cidade registrou 106 casos positivos, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de