Carnaval fora de época de Ilhabela é sucesso e pode ser repetido nos próximos anos

Carnaval fora de época de Ilhabela é sucesso e pode ser repetido nos próximos anos

:Apesar do frio, a temperatura esquentou em Ilhabela no último final de semana, 20 e 22 de maio, com a realização do Carnaval fora de época, promovido pela Prefeitura de Ilhabela, na Vila, centro histórico da cidade.

Com a avaliação positiva do evento, o Prefeito Toninho Colucci pretende integrar os festejos do Carnaval ao calendário de eventos da cidade, sempre fora da data oficial e já anunciou que irá levar a proposta aos demais prefeitos da região para realizar o Carnaval em 2023, também fora de época, com objetivo de atrair turistas no início da baixa temporada.

“Este ano não poderia deixar passar em branco o Carnaval, que é o ponto mais alto da cultura brasileira. Tivemos a Covid-19, que foi um momento muito difícil, para todas as famílias do Brasil e do mundo, mas isso passou e temos que mostrar que a alegria voltou. Ilhabela tem que ser a locomotiva do desenvolvimento do turismo do Litoral Norte de São Paulo e do Brasil. É nossa obrigação ser um município indutor. No Carnaval, as cidades já estão naturalmente cheias, então a ideia é criar uma outra data para trazer as pessoas para o Litoral Norte e fazer a cidade ficar cheia. Vou propor aos prefeitos de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, para implantar juntos essa ideia, que Ilhabela já serviu como protótipo e deu certo”, destacou o Prefeito, Toninho Colucci.

Colucci ressaltou a questão da sazonalidade e a importância de ações da gestão pública para promover a indústria do turismo na cidade. “Estamos preocupados com o emprego das pessoas, a nossa indústria é o turismo, é lá que geramos os empregos para nossa gente. Todos aqui de forma direta ou indireta vivem do turismo. Precisamos fazer um turismo forte, manter a cidade cheia durante todo o ano, por isso, será fundamental que além de todos os eventos que realizamos para fomentá-lo, a Festa de Carnaval ser fora da data oficial. Falo sempre da importância de fazermos do turismo o gerador de riquezas das nossas cidades”, ressaltou Colucci.

Um dos destaques do Carnaval 2022 foi o incentivo ao uso do transporte público na cidade. Com horários estendidos e aumento da frota, os foliões que queriam curtir com mais segurança, puderam usufruir do transporte público por apenas R$ 1 a tarifa nos três dias do evento (20, 21 e 22/5).

Programação – O Carnaval de Ilhabela 2022 foi promovido pela Prefeitura de Ilhabela e apoio da Liga Carnavalesca das Escolas de Samba de Ilhabela (Leci). A programação na Passarela do Samba, na Vila, teve início na sexta-feira (20/5), com desfile dos Blocos de Embalo, com destaque para o tradicional Bloco da Camisinha, da Secretaria de Saúde de Ilhabela, que levou mais de 500 foliões para a avenida. No sábado (21/5), as escolas de samba da cidade, Unidos de Padre Anchieta, Mocidade de Ilhabela, Água na Boca, Leões do Ita e Unidos do Garrafão fizeram seu desfile, cativando o público com seus enredos e a cadência de suas baterias.

No domingo (22/5), último dia de evento, foi realizado o tradicional Banho da Doroteia durante a tarde e à noite a participação da Unidos de Vila Maria, que em 2016 teve Ilhabela como enredo no carnaval paulistano, foi um dos destaques, seguido do desfile dos Blocos Oficiais.

Em todos os dias, após os desfiles, a Passarela do Samba era “invadida” pelos foliões para participar do Baile de Rua.

Pela cidade, durante os três dias de evento foram realizadas as tradicionais Marchinhas de Carnaval, na Barra Velha, Praia Grande, Perequê, Itaquanduba, Pedra do Sino, Saco da Capela e Vila.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de