Guarda Municipal de Santos capacita nova turma para uso de arma de fogo

Trinta e quatro agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos iniciaram a fase prática do treinamento para porte de arma de fogo. Ao final da capacitação, eles se juntarão aos outros 77 oficiais, da primeira turma, que já estão habilitados a andar com o equipamento nas ruas da Cidade.

O curso de formação tem várias etapas, que somam 160 horas de duração. Na fase atual, os agentes aprendem técnicas para carregar e manusear a arma, uma pistola calibre 380. Os exercícios são repetidos diversas vezes até se tornarem automáticos.

“Para chegar aqui, eles voltaram ao banco escolar, encararam aulas teóricas e precisaram passar por uma prova. Nesta etapa eles conheceram um pouco sobre legislação, balística e fundamentos do tiro. Além disso, somente pode ingressar no curso quem tiver laudo de capacidade psicológica”, explica o supervisor da GCM, Luiz Gabriel Santos Justino.

Os agentes ainda passarão por uma avaliação da etapa prática para, depois, seguirem para o estande de tiros, informa Justino. “É munição real. Por isso que há essas duas provas anteriores. São três dias de treinamento, informando, explicando e verificando como estão os disparos dos alunos”, diz Justino.

A partir daí, há uma nova avaliação e, com a aprovação do aluno, a documentação do agente é enviada para a Polícia Federal para que seja autorizado o porte de arma.

Na sequência, uma nova turma, com mais 32 guardas, também passará pela mesma preparação, que é obrigatória para ter o porte de arma.

Para o secretário de Segurança Pública de Santos, Sérgio Del Bel, a medida traz benefícios para os moradores e para os profissionais. “Quem tem a ganhar com isso são os guardas municipais em termos de segurança pessoal aliado à irradiação de segurança também para a população”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de