Caraguatatuba realiza última avaliação de densidade larvária do ano; resultado auxilia nas próximas ações de combate à dengue

Os agentes de controle da dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram, nesta terça-feira (16), as atividades da última avaliação de densidade larvária (ADL) de 2021.

#PraCegoVer: Agentes conversam com moradora durante a inspeção da ADL (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com biólogo e coordenador do Controle da Dengue, Ricardo Fernandes, a ADL é importante porque vai servir como norte para a realização das ações de combate à dengue dos próximos meses, principalmente com o início do verão e o período de grande de circulação de pessoas na cidade.

Ele destacou que “o trabalho será ainda mais intensificado nas áreas com maior infestação, além de informar a população quais são os principais criadouros em cada bairro do município”.

A previsão é de que 600 quarteirões e mais 3.300 imóveis sejam vistoriados até o dia 15 de dezembro.

O resultado da última ADL, realizada em setembro, apontou que a taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti no município era de 1,7%. Esse número é inferior ao obtido na avaliação de junho, que foi de 1,8%.

Segundo o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta. Quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

A área ‘1’, que corresponde à região próxima ao bairro Tabatinga, na região norte, obteve a taxa mais alta de infestação do município. Ela chegou a 2,33%.

Vistoria de pontos estratégicos

Os cerca de 50 imóveis considerados como pontos estratégicos (PEs) cadastrados no CCZ começaram a receber, nesta terça-feira (16), a visita dos agentes do controle da dengue. No local, a equipe realiza vistorias para identificar possíveis criadouros.

Os pontos estratégicos são os locais com grande acúmulo de materiais como: borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas. Esses locais facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro, por isso, recebem visitas quinzenais.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de