Caraguatatuba teve 120 alunos da rede municipal na 2ª fase da OBMEP

No último sábado (6), 120 alunos de 11 unidades escolares da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova foi aplicada para estudantes do ensino fundamental II (6º a 9º ano), na EMEF Prof. Antônio Freitas de Avelar, no bairro Estrela D’Alva.

#PraCegoVer: Alunas da rede municipal de ensino de Caraguatatuba apresentando documentos para acessar a sala de prova da 2ª fase da OBMEP (Foto: Reprodução/PMC)

Este ano, a OBMEP está na 16ª edição. Em sua 1ª fase, cerca de 350 alunos dos níveis I e II da rede municipal de Caraguatatuba realizaram a prova entre 28 de junho e 3 de agosto. Devido ao estágio da pandemia do novo coronavírus no ano passado, a iniciativa foi adiada.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, informou que a Prefeitura de Caraguatatuba, através do setor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, realizou o transporte dos alunos até o local de aplicação da prova e forneceu kits de lanches aos alunos. “Reconhecemos a relevância que a OBMEP tem nacionalmente e termos alunos da nossa rede participando desta etapa já é uma vitória para o município. Sabemos do esforço e da superação dos nossos alunos e professores, ainda mais nesta edição após o período de aulas remotas, devido à pandemia. Acreditamos que todos são capazes de obter ótimos resultados nesta 2ª fase também”, disse.

Projeto nacional

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação. Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição visa identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A prova da 2ª fase é discursiva, diferenciada por níveis e composta por seis questões valendo até 20 pontos cada. Os candidatos tiveram três horas para concluir a avaliação. A divulgação dos premiados será em 18 de janeiro de 2022.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de