Vacinação contra Covid-19 para crianças, de 9 e 10 anos, sem comorbidades ou deficiência será iniciada na segunda (24)

Caraguatatuba vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 para crianças, a partir da próxima segunda-feira (24). Qualquer criança, de 9 a 10, sem comorbidades e deficiência, poderá receber o imunizante por meio de agendamento no ‘Vacina Caraguá’.

#PraCegoVer: Ao lado da mãe, criança posa com a carteirinha de vacinação (Foto: Luís Gava/PMC)

Crianças de 11 anos também continuam sendo vacinadas. Para esse público, a vacinação foi aberta nesta sexta-feira (21).

A Secretaria de Saúde montou três postos de vacinação para atender as crianças. São eles: UBS José Maurício Borges – Perequê Mirim, Centro de Especialidades Médicas (CEM) – Centro e EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca – Massaguaçu.

A vacinação será das 8h até às 15h, mas é muito importante seguir o horário agendado pelo aplicativo. Apenas serão vacinadas as crianças que estiverem acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais.

Atenção pais e responsáveis! A Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde contraindicam a aplicação da vacina contra Covid-19 caso a criança tenha recebido outro tipo de vacina nos últimos 15 dias. Por isso, a carteirinha de vacinas (de rotina) deverá ser apresentada.

No dia da vacinação, o pai ou responsável precisará apresentar o CPF, ou cartão SUS, da criança e um comprovante de endereço.

Caso esteja apresentando sintomas gripais, a criança não poderá receber o imunizante. Dessa forma, o responsável deverá cancelar a solicitação no aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ , posteriormente abrir uma nova e aguardar ser chamado.

A vacinação contra a Covid-19 ainda está aberta para todas as crianças, de 5 a 11 anos, com comorbidades e deficiência física ou intelectual.

A Secretaria de Saúde ressalta que as comorbidades apontadas pelo Ministério da Saúde que dão direito à vacinação são:

– Insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, talassemia, síndrome de down;

– Diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV;

No dia da vacinação, a condição de risco deverá ser comprovada por meio de receitas, exames, relatório médico e prescrição médica.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de