PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para mais de 3,1 mil pessoas em Paranavaí, General Carneiro e Campo Largo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária para mais de 3,1 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade, que aconteceram entre o dia 17 e 21 de abril em Paranavaí, na região Norte do Estado, em General Carneiro, no Sudoeste, e em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Nos eventos os policiais civis repassaram orientações, entregaram materiais orientativos, registraram boletins de ocorrência e emitiram atestados de antecedentes criminais.

Em Paranavaí o evento foi realizado em um colégio estadual, onde a PCPR pode levar palestras sobre prevenção de uso de drogas, bullying, prevenção de abuso sexual infantil e cibercrimes para os estudantes de 10 a 16 anos.

A vereadora Maria Clara Gomes, solicitante do evento na escola, conta que através das palestras e orientações sobre a segurança pública é possível desestigmatizar o papel da polícia.

“É possível resgatar essa admiração por parte da nossa juventude para que eles se inspirem e encontrem no conhecimento a vontade de ocupar áreas de influência dessa maneira, de serem agentes políticos, servidores públicos. Enfim, foram dias muito produtivos”, ressalta Maria Clara.

Em três dias de evento, foram ministradas sete palestras para alunos da rede estadual de ensino. Mais de 840 estudantes.

Para o delegado da PCPR Diego Antunes, que ministrou a palestra sobre cibercrimes, esse tipo de conscientização é extremamente necessário para a comunidade visto que em comportamento ilícito, muitas das vezes o que falta é de fato informação.

“Muitas vezes o que falta para a comunidade é justamente conhecimento e consciência com relação a redes sociais e aos conflitos sociais proporcionam. Muitas vezes na delegacia nós não temos esse momento e esse espaço para conscientizar, mas sempre que necessário a gente traz essa conscientização justamente para evitar que se caiam em crimes, pontua o delegado.

Além disso, foi disponibilizado a confecção da Carteira de Identidade Nacional. Ao todo, foram confeccionados 1.691 documentos. Sendo que em Paranavaí foram 537, em General Carneiro foram 562 e 594 em Campo Largo. A disponibilização dos serviços visa ajudar a população com dificuldade e aproximar a instituição da comunidade.

A PCPR levou ao local atividades lúdicas com as crianças e demonstrações de perícia papiloscópica. O objetivo é mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.

De acordo com o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes, o programa tem como objetivo mostrar para a população e para as crianças que o policial está do lado delas.

“Nos educamos essa criança na questão de segurança. Com essa conscientização, conseguimos construir uma segurança pública de mais qualidade para o futuro. Então, estamos ofertando serviço no presente momento, mas também a médio e longo prazo na vida das pessoas”, finaliza o coordenador do programa.

A ação em General Carneiro aconteceu em parceria com o programa Paraná em Ação, promovido pelo Governo do Paraná através da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) e em Campo Largo, com a Prefeitura do município.

DEMAIS SERVIÇOS – Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação ofertou outros serviços fundamentais e necessários à toda comunidade, incluindo orientações, testes rápidos de saúde, oportunidades de emprego, apresentações culturais, atividades esportivas, orientações jurídicas, entre outros.

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Polícia Civil de Paraná

Você pode gostar também de