Prefeitura adquire novo trator para atender a comunidade pesqueira de Boiçucanga

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), adquiriu um Trator New Holland, modelo TT 75, 4×4. A máquina, que está em exposição na Rua da Praia, irá atender a comunidade pesqueira de Boiçucanga, na Costa Sul.

A aquisição do veículo foi fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Alexandre Pereira, obtida por meio de convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, contando também com a contrapartida do munícipio que foi custeada pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente (FUMDAM).

Esse investimento tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva do pescado local, diminuindo assim o custo de produção do pescador artesanal e, consequentemente, o preço de venda do pescado, tornando-o mais acessível à comunidade.

Atualmente, a comunidade pesqueira de Boiçucanga pratica a pesca artesanal com uso de rede flutuante emalhe-fundo, arrasto-de-camarão e linha de mão, com o desembarque pesqueiro feito, principalmente, na beira do Rio Boiçucanga, onde os pescadores concentram pequenas embarcações, que necessitam de auxílios para as puxadas, descidas e o desembarque dos pescados. É justamente nesse trabalho que o trator auxiliará os cerca de 120 pescadores que atuam nessa região. 

Um dos diretores da SEMAM, Caio Marcus Castro, destaca a importância desse novo veículo para a comunidade pesqueira de Boiçucanga. “A pesca tem sido importante fonte de renda para a população, além de atividade econômica, carrega consigo a cultura local e é responsável por grande parte das tradições da região”, pontuou.

 

#PraTodosVerem: Sequência de fotos mostram o trator da marca New Holland em exposição na rua da praia em São Sebastião. Fim da descrição.

 

Com supervisão de Williams Sousa*

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Você pode gostar também de