Mutirão de vasectomia realiza 52 cirurgias no HCSS e reduz demanda reprimida

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou no último sábado (20), o mutirão de vasectomia (procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos), graças à parceria de oito médicos voluntários, liderados pelo Dr. Bruno Zilberstein, com o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) e a SESAU.  

As 52 intervenções cirúrgicas foram realizadas com sucesso, sem custos de serviços médicos e com o objetivo de reduzir em 80% a demanda acumulada devido à pandemia de Covid-19. 

Esses pacientes foram selecionados de acordo com o tempo na fila de espera para fazer a cirurgia. 

Todos que passaram pelas cirurgias fizeram testes para detecção de Covid-19, protocolo do hospital para o procedimento.  

Planejamento familiar 

Para serem beneficiados pelas cirurgias, os homens foram aprovados pela equipe multidisciplinar de planejamento familiar (médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo). Esse serviço de planejamento é oferecido pelo Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) – unidades Topolândia e Boiçucanga – e é obrigatório para cirurgias de vasectomia. 

Homens que têm a certeza de que não querem mais ter filhos e que têm interesse em realizar o procedimento de esterilização devem procurar a USF mais próxima à sua residência para encaminhamento ao serviço de planejamento familiar.  

Para receber o aval da equipe multidisciplinar e ter a cirurgia agendada, além de manifestar a vontade de realizar a esterilização cirúrgica, é necessário, também, preencher os critérios e condições obrigatórias descritos na Lei nº 9.263/1.996, que trata do Planejamento Familiar.  

 

#PraTodosVerem: foto ilustrativa da fachada do HCSS. Fim da descrição. 

 

*Com a supervisão de Raquel Luciano


Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Você pode gostar também de