Vila criativa de Santos terá curso de produção audiovisual

Cidade criativa pela Unesco na área de cinema desde 2015, Santos oferecerá mais uma opção de capacitação para quem deseja ingressar na área de audiovisual: um curso na Vila Criativa da Penha, em 2024.

A nova oportunidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e a Universidade Católica de Santos (Unisantos), assinada nesta terça-feira (31) pela titular da Seectur, Selley Storino, e o reitor da universidade, Marcos Medina Leite.

A oficina do Centro de Ciências da Educação e Comunicação aborda a produção de peças em todas as formas de apresentação (vídeo, TV, cinema e Internet), qualificando os jovens em diversas funções da cadeia produtiva que estrutura a criação do audiovisual.

O público-alvo será formado por jovens entre 16 e 24 anos e a capacitação ocorrerá duas vezes por semana, totalizando 19 encontros. As aulas apresentarão conteúdos como breve história do audiovisual, profissões da área, linguagem, criação de roteiro, produção de peças, edição e pós-produção.

Os objetivos do curso são difundir o conhecimento acerca da linguagem audiovisual; implementar a consciência da realidade social em que os alunos vivem e valorizar sua história individual e coletiva; promover a integração do público-alvo em torno de elaboração de peças que falem de e para a comunidade, refletindo suas realizações e demandas, valorizando e conferindo protagonismo à cultura local; oferecer treinamento e qualificação para que os jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho da produção audiovisual na região.

Ao final, haverá a exibição das peças produzidas na sala de cinema da Vila Criativa, com a participação dos autores e discussão com a comunidade. 

As inscrições estão previstas para iniciar em janeiro. Elas serão divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura e imprensa.  

SOBRE AS VILAS CRIATIVAS

As 10 vilas criativas de Santos estão espalhadas nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH). Atendem atualmente mais de 5 mil pessoas por ano com qualificação profissional, atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos.

Entre 2021 e 2022, as vilas criativas ofereceram quatro mil vagas em cursos de qualificação. Para 2023, estão previstas mais 1,5 mil, além de cerca de 150 atividades esportivas, culturais e de lazer, como aulas de música (violão, percussão), dança (balé, ritmos, ritmix, zumba, hip hop, flamenco), esportes (skate, alongamento, capoeira, ginástica 3ª idade, musculação) e informática (inclusão digital) e muitas outras. 

Para participar destas atividades, basta comparecer a uma Vila Criativa com documento pessoal e comprovante de residência, a fim de verificar a disponibilidade de vagas e os horários. Confira os endereços.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. 
Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de