Skate Inclusivo reúne famílias na Lagoa da Saudade em Santos

Luigi di Vaio

Um campeonato onde não houve vencedores e derrotados. O 2º Fest Skate, Campeonato Inclusivo de Skate, Lagoa para Todos, realizado na manhã deste sábado (3), na Lagoa da Saudade, Morro do Nova Cintra, reuniu famílias e praticantes da modalidade de todas as idades. As manobras, radicais e outras não tanto, foram realizadas ao som de muita música.

O 2° Fest Skate é um evento integrante da 9ª Virada Inclusiva de Santos, cuja programação é organizada pela Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep) da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos (SeMulher)

Mario Calixto aproveitou a manhã sem muito sol para levar os filhos Victor, 8 anos, e Beatriz, 10, para a pista de skate da Lagoa da Saudade. Ele nem mostrava apreensão ao ver a manobra arriscada dos filhos. “Eu sou surfista, mas eles acabaram skatistas”, conformava-se, até um pouco orgulhoso.

Apesar da pouca idade, Victor (que pode ser seguido no instagram no perfil @victorcalixtosk8) já participa de competições até fora da Baixada Santista. Ele pratica skate há dois anos, mesmo tempo em que a irmã está no esporte. “Graças a Deus eles nunca se machucaram”,  comemorava o pai.

Quem foi apenas dar uma força aos skatistas, mas não arriscou manobras na pista, foi Victor Gabriel, de 20 anos. Ele foi o primeiro santista a receber o Colar Girassol, documento que facilita a identificação de pessoas com deficiências não visíveis. O jovem já teve telas expostas em eventos na sede da OAB-Santos.

Orgulhosa do filho artista, a mãe dele, Cristina Fernandes dos Santos Soares, conta que Victor tem um passado esportista, e já chegou a pegar ondas graças aos ensinamentos do professor Cisco Araña.

Funcionário público, Rogério Santos conta que a filha, Bia, 7 anos, puxou as habilidades dele, que praticou muito skate quando era mais jovem. Morador do Nova Cintra, ele leva a garota para a pista na Lagoa da Saudade “dia sim, dia não”. “Vejo hoje que, assim como ela, muitas garotas estão curtindo e praticando a modalidade”.

Para o prefeito Rogério Santos, a realização de um evento inclusivo, como o 2° Fest Skate, mostra que a Cidade está cada vez mais preparada no quesito inclusão. “Estamos sempre avançando nas políticas e na abertura de espaços para receber igualmente todas as pessoas”

PROGRAMAÇÃO

A programação da 9ª Virada Inclusiva de Santos segue na quinta-feira (8), às 9h, quando será inaugurado o Centro de Apoio Técnico (CAT) no 7º Distrito Policial (Rua Assis Corrêa, 50, Gonzaga). O objetivo do CAT é fazer com que as pessoas com deficiência em Santos tenham um melhor atendimento na hora de registrar um boletim de ocorrência (BO). Em 2021, 72 BOs foram registrados no Município por pessoas com deficiência.

DEFESA PESSOAL PARA ELAS

A programação da 9ª Virada Inclusiva se encerra no dia 10, a partir das 9h, com cursos de Defesa Pessoal para mulheres com deficiência, no Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail codep@santos.sp.gov.br . As turmas foram divididas da seguinte forma: das 9h às 11h (para cadeirantes) e 11h às 13h (pessoas com deficiência intelectual).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de