Secretários de Saúde se reúnem em Santos para discutir ações para o setor

Os secretários de Saúde das nove cidades da Baixada Santista e a Diretoria Regional de Saúde IV, responsável pelo território, se reuniram em Santos nesta quarta-feira (28) para a reunião do Comitê Intergestores Regional (CIR). O encontro foi realizado no Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no Paço Municipal de Santos.

Os representantes municipais e do Estado foram recepcionados pelo secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta. As reuniões do CIR são mensais e a cada mês uma cidade é a anfitriã. Entre os temas que foram discutidos de forma regional estão oncologia, mortalidade materno-infantil, saúde mental, credenciamento de serviços, cirurgias eletivas, dengue e covid-19.

“Embora cada cidade tenha as suas particularidades, vivemos em uma região metropolitana em que vários serviços de saúde são acessados por moradores de vários municípios e todos os gestores têm interesse em melhorar a qualidade do serviço oferecido. Além disso, quando pensamos na circulação de algumas doenças, como a covid-19 e a dengue, precisamos ter sempre um olhar ampliado, regional, não somente com vistas à assistência, mas também para monitoramento epidemiológico”, destaca Adriano Catapreta, secretário de Saúde de Santos.

Para Patrícia Amorim, diretora regional de Saúde, é “de extrema importância a Comissão Intergestora de Saúde ser itinerante, pois ajuda a concretizar as discussões das necessidades regionais. Fortalece os espaços de cogestão entre Estado e município para a constituição das redes de atenção à saúde de forma Regional, pautados na melhora da qualidade da atenção à saúde na região metropolitana da Baixada”.

 

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros itens dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de