Santos obtém reconhecimento pela captação de órgãos para transplante no País

O pioneirismo da Prefeitura, que conta com a única seção municipal, no País, voltada à doação de órgãos e tecidos para transplante, foi reconhecido com prêmio durante o II Encontro Estadual das Comissões Intra-hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo, que terminou neste sábado (3), após dois dias de programação na Capital. Nos demais municípios brasileiros que contam com esse serviço, ele é subordinado a hospitais.

Considerada ‘Cidade amiga dos transplantes’, Santos foi representada por Danielle Caliani Barbosa Machado, chefe da Seção de Captação de Órgãos e Tecidos (Secapt) da Secretaria de Saúde, que recebeu o prêmio na noite de sexta-feira (2). O Secapt foi criado pela Prefeitura em 2009 e hoje conta com a atuação de sete profissionais, entre eles médico, enfermeiros, técnico e auxiliar de enfermagem, oficial e agente administrativo.

Danielle Caliani, chefe da Secapt junto com equipe:”nunca houve recusa”

RECEPTIVIDADE

Daniele Machado atribui a láurea também à atuação do Município, por meio das efetivações de doações, proatividade, ações e campanhas desenvolvidas. “Todas as famílias que entrevistamos nos últimos cinco anos aceitaram fazer a doação. Nunca houve recusa. Isso mostra a importância de ter uma equipe específica e de sempre qualificar os profissionais de saúde”, comentou.

O número de doações, afirma a chefe da Secapt, vem aumentando gradativamente, inclusive na Santa Casa, hospital que dispõe dessa retaguarda especial. “O paciente doador precisa estar em morte encefálica. E os principais pacientes com esse quadro são os da traumatologia, referenciados para a Santa Casa”, explicou.

As ações educativas, por sua vez, triplicaram em um semestre e o tema vem sendo abordado nas escolas, universidades e diferentes espaços da sociedade civil. “Além das ações em hospitais, a equipe promove diariamente busca ativa em UTIs, três hospitais e nas três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

PROGRAMAÇÃO

O Secapt elaborou programação especial para o Setembro Verde, voltado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Atualmente, o Brasil é referência e conta com o maior sistema público de transplantes do mundo financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cor foi escolhida por representar a esperança e se tornou símbolo mundial da doação de órgãos.

No dia 17, com concentração às 9h30, na Praça das Bandeiras (Gonzaga), será realizada a Caminhada Pela Vida, que não ocorria desde 2020, por causa das restrições da pandemia. Os participantes, que deverão vestir, preferencialmente, camiseta na cor verde, seguirão pela orla até a Av. Conselheiro Nébias.

Já nos dias 21 e 28 de setembro, às 14h, o Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48, térreo) exibirá o filme ‘Uma segunda chance para o amor’, em sessão gratuita.

A campanha também é veiculada nas janelas traseiras dos ônibus (busdoor) e nos painéis digitais nas praças, ao passo que o viaduto Paulo Gomes Barbosa, na entrada de Santos, recebe iluminação verde alusiva à causa.

Tire dúvidas sobre doação de órgãos e tecidos.

 

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO VERDE

  • Dias 5 e 12 – 15h – Sensibilização sobre doação de órgãos e tecidos junto aos profissionais da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos
  • Dia 13 – 20h – Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
  • Dia 14 – 9h – Simpósio Setembro Verde (local a confirmar)
  • Dia 14 – 20h – Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
  • Dia 15 – 16h – Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
  • Dia 15 – 19h30 – Live com o Instituto Deixe Vivo via Zoom, com o tema: ‘Conversa com possível família doadora: como é a abordagem, o que é falado, quais são os critérios?’
  • Dia 16 – 15h – Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
  • Dia 17 – 9h – Caminhada Pela Vida – Concentração na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga)
  • Dia 19 – 15h – Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
  • Dia 20 – 15h – Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16 h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
  • Dia 21 – 14h – Sessão de cinema no Miss “Uma segunda chance para o amor”
  • Dia 27 – 15h – Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
  • Dia 27 – 19h – Palestra na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) para os alunos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem
  • Dia 28 – Treinamento para profissionais de saúde sobre o processo de doação de órgãos – UPA Central
  • Dia 28 – 14h – Sessão de cinema no Miss ‘Uma segunda chance para o amor’
  • Dia 29 – Evento presencial sobre doação de órgãos e religião (local a confirmar)

 

 
 

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de