Santos e Nagasaki comemoram 50 anos de irmanação e buscam reforçar laços culturais

Em comemoração aos 50 anos da irmanação entre Santos e Nagasaki (Japão), uma reunião virtual marcou a renovação dos votos de cooperação entre as cidades-irmãs na manhã desta quarta-feira (6).

Os prefeitos dos dois municípios mantiveram contato e o encontro resultou no convite ao titular da cidade japonesa, Taue Tomihisa, para participar, em Santos, das comemorações pelo Bicentenário da Independência, em setembro, visando estreitar os contatos e estabelecer novas parcerias.

O prefeito Rogério Santos ressaltou a influência da cultura japonesa em Santos, desde a vinda do navio Kasatu Maru, em 1908, trazendo os primeiros imigrantes. “A influência está visivelmente presente na Cidade. Na gastronomia, nos eventos, passeando pelo Centro Histórico, onde circula o bonde doado por Nagasaki”, exemplificou.

O prefeito Taue Tomihisa falou sobre a importância da data, destacando trocas culturais entre as Cidades, o papel das crianças no intercâmbio de conhecimentos e na defesa da paz e respeito às diferenças.

Um dos exemplos de ‘troca’ cultural recente ocorreu em junho último, quando alunos de Shimonoseki (outra cidade japonesa irmã de Santos) experimentaram a feijoada brasileira no cardápio da merenda escolar e os alunos de escola municipal Colégio Santista aprenderam a fazer e degustaram dois pratos típicos da culinária do país oriental, onigíri e missoshiro. Na ocasião, vídeos da experiência entre os alunos foram trocados entre as duas cidades.

Além de Nagasaki e Shimonoseki, Santos e Yokohama, também no país do sol nascente, estão com processo de irmanação em andamento.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de