Santos apresenta investimentos em tecnologia e recebe selo de boas práticas em ecossistema de inovação

Santos está entre as 50 cidades brasileiras reconhecidas pelas boas práticas de governança de ecossistemas municipais de inovação na primeira edição do Selo CSC Govtech. O resultado da premiação, promovida pela plataforma Connected Smart Cities e a empresa Exxas, foi divulgado na noite de segunda (29) durante o evento CSGGovtech, no Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo).

O selo foi criado com o objetivo de incentivar e reconhecer os municípios que implementam práticas exemplares, avaliando quesitos como políticas, estratégias, cultura, parcerias e ambientes de inovação, além da transparência e acesso à informação.

A Cidade se destaca neste cenário por abrigar a Fundação Parque Tecnológico de Santos, na Vila Nova, que desde janeiro conta com um hub (centro) de inovação, oferecendo ampla infraestrutura de apoio para profissionais, startups e demais integrantes do ecossistema de inovação.

Em março deste ano, o Parque também realizou em conjunto com a Prefeitura e diversos parceiros o ‘Santos Summit’. O maior evento de inovação do litoral paulista reuniu cerca de 200 especialistas das áreas da tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade, com a participação de mais de 5 mil pessoas.

SANTOS 5.0

Durante o evento CSC Govtech, o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz, apresentou no painel ‘Transformação Digital e Colaboração’ os diversos investimentos em tecnologia promovidos pela Prefeitura em prol do desenvolvimento local e da qualidade de vida da população por meio do programa Santos 5.0.

O representante do Município expôs o funcionamento e as tecnologias do Centro de Controle Operacional (CCO), que recentemente passou a contar com drones de alta performance, as iniciativas dos processos digitais e de informatização da saúde e educação, como o prontuário eletrônico e o uso de tablets e lousas digitais, a instalação de mais de 100 pontos de internet gratuita e o desenvolvimento do Parque Tecnológico.

“É muito importante aplicar recursos em tecnologia da informação para reduzir os gastos com custeio da máquina pública e ampliar a capacidade de investimentos do Município. Em 2022, foram mais de R$ 40 milhões em bens e serviços de TI e, em 2023, aumentamos para mais de R$ 70 milhões”, destacou o secretário, durante o painel com especialistas da iniciativa pública e privada.  

 

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de