Santos amplia vagas no taekwondo e inclui aulas da modalidade para pessoas com deficiência

A Secretaria de Esportes (Semes) vai ampliar as vagas no taekwondo convencional e passará a ter também a modalidade adaptada, voltada para pessoas com deficiência (PcD) no Centro Esportivo e Recreativo (CER) Rebouças

Atualmente, são oferecidas cerca de 45 vagas para os alunos entre 11 e 30 anos, mas esse número aumentará graças à nova parceria entre Semes e o Instituto RL de Esportes, Cultura e Dança, do mestre Rodney Saraiva. “Vamos proporcionar mais vagas para os moradores de Santos com profissionais qualificados e com toda estrutura ideal para a prática da modalidade. Serão 24 novas vagas no total, sendo quatro delas para amputados de membros superiores”, explicou Rodney Saraiva, responsável por ministrar as aulas.

As aulas de taekwondo acontecem no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, todas terças e quintas, a partir das 19h. Interessados podem procurar a secretaria (Praça Eng. José Rebouças s/nº – Ponta da Praia – telefone 3261-1980), de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No currículo do professor, que é 7º Dan em Taekwondo e foi apontado diversas vezes como melhor técnico do ano, estão seis prêmios de melhor técnico em competições internacionais. Também foi 11 vezes campeão brasileiro como técnico, e desde 2007, guiou 43 atletas para representar o país. Também coleciona 78 medalhas internacionais, 62 campeonatos brasileiros e 250 campeonatos estaduais. Ainda carrega no currículo a formação pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) em Administração Esportiva, curso de coach e formação pela Academia Brasileira de Treinadores em alto rendimento.

Segundo explicou o professor, apesar de o foco da escola de taekwondo da Prefeitura não ser o alto rendimento, é uma alegria ver surgir no Rebouças atletas tão talentosos. “Vemos pessoas com imenso potencial como o Pedro Henrique e a Giovana Sena, por exemplo. Esses atletas começaram com a faixa branca aqui com a gente, passaram por todo o processo de iniciação e, agora, já estão no processo intermediário para atingir o alto rendimento, se tornar faixas pretas e competir na categoria adulta. Hoje, já competem na categoria juvenil e têm todas as chances de virem a integrar a seleção brasileira. Isso sem falar da Ingrid Lapetina que é uma joia rara, nossa principal atleta atualmente, e já disputa na categoria adulta entre os melhores do país”.

Ingrid, 21 anos, conta que conhecer Rodney e o taekwondo no Rebouças mudaram a sua vida. “Eu tenho uma gratidão imensa por esse esporte que tem me dado tantas oportunidades. Estou desde o início com o mestre Rodney Saraiva, que foi quem primeiro viu o meu talento e me enxergou como uma atleta de alto rendimento. Comecei no Paulista, depois Copa São Paulo, já fui ouro logo nas primeiras competições que disputei e assim consegui a minha classificação para o brasileiro. Também fui campeã dos jogos abertos em 2018 e uma das minhas maiores conquistas, até o momento, foi o grand slam, seletiva para a seleção brasileira, fiquei na reserva. Também representei a faculdade em vários jogos universitários, entre outras tantas. Degrau por degrau, a gente vai chegando lá com muita dedicação, muito esforço e muita fé”.

Giovana Sena, 14 anos, fazia basquete e conheceu o taekwondo incentivada pelo pai. “Meu pai sempre foi do taekwondo, sempre esteve envolvido nas artes marciais até que um dia me trouxe para uma aula experimental e eu me apaixonei de cara, é realmente um esporte maravilhoso. Essa oportunidade que os atletas santistas têm de ter aulas totalmente de graça aqui no Rebouças é uma experiência única e muito importante na vida de qualquer um. Não só para quem pratica taekwondo, mas qualquer um dos esportes que a Prefeitura oferece”, observou.

Para o atleta Pedro Henrique de Oliveira Lourenço, 15 anos, o taekwondo trouxe várias oportunidades. “Além de me deixar muito mais atento na vida e na escola, tem me ajudado a manter o foco. Eu comecei aqui com 13 anos e o meu primeiro pódio foi no campeonato paulista, onde fiquei em segundo lugar, mas uma medalha que me orgulho muito é a da seletiva aberta. Esse ano estou treinando duro, porque o meu foco é representar a seleção brasileira e participar do mundial na Coreia.

O secretário de Esportes, Gelasio Fernandes, destacou a importância da ampliação das vagas. “Estamos falando de uma turma que, com cerca de 40 alunos, tem hoje pelo menos quatro grandes nomes, ou seja, 10%, competindo em alto rendimento e levando o nome da cidade de Santos por todo o Brasil e exterior. Apesar de o foco das nossas escolinhas ser a prestação de serviço e não o alto rendimento, não podemos ignorar que o taekwondo santista é hoje um grande celeiro de talentos”.

SAIBA MAIS

O Taekwondo é uma arte marcial que surgiu há mais de 2000 anos na Coreia. O objetivo da modalidade é, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade. Na luta são válidos golpes de braço (socos) e de pernas (chutes). Não é permitido agarrar o adversário. O taekwondo chegou ao Brasil nos anos 70, e desde essa época tem se espalhado por outros países, se tornando modalidade olímpica em 1988. Os princípios dessa arte são cortesia, perseverança, integridade e autocontrole.

 

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Fotos: divulgação

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de