Oficina em Santos ensina técnicas de massagem para bebês a mães e profissionais de saúde

Profissionais da Saúde e mães de recém-nascidos na Maternidade Municipal Silvério Fontes (Castelo) participaram de uma capacitação, na tarde desta segunda-feira (13), para aprender técnicas da massagem shantala, que proporciona relaxamento e ajuda no desenvolvimento dos bebês. Promovida pela Secretaria de Saúde de Santos, a oficina foi ministrada pela fisioterapeuta Ana Paula Lopes Marletta, na própria maternidade.

Segundo explicou a especialista, a técnica pode ser executada a partir do primeiro mês de vida, até duas vezes por dia. Deve-se observar se o bebê está confortável e não está chorando. “A shantala pode ser aplicada tanto pela mãe quanto pelo pai, ou por quem estiver cuidando da criança”.

Técnica milenar de origem indiana, a shantala faz com que o bebê que recebe essa técnica tenha melhoria na autoestima e segurança emocional. O bebê tem de estar despido e a massagem tem de ser aplicada pelo menos 40 minutos antes da mamada, preferencialmente no final do dia para favorecer o horário de dormir.

COMO É REALIZADA

De forma suave, as mãos de quem aplica a shantala entram em contato com o peito do bebê, do centro para fora, depois no quadril, ombros, braços, abdômen e na parte posterior. A fisioterapeuta indica o uso de óleos naturais para a aplicação da técnica, que foi introduzida no Brasil no final da década de 1970.

A shantala, explicou Ana Paula Lopes Marletta, atua nas circulações sanguínea e linfática, facilita a digestão, diminui as cólicas e acalma o bebê. Outros benefícios são a contribuição para o ganho de peso e o equilíbrio da respiração.

Quem prestou bastante atenção na oficina foi Thais Lima Santiago, 32 anos. Há dois dias ela deu à luz Laura, que a acompanhava dormindo ao seu lado. Thaís contou que na primeira filha chegou a aplicar massagens simples, não com a técnica da shantala. “Eu fazia apenas o básico. Esta é mais completa”.

NOVEMBRO ROXO

A oficina foi uma das ações do Novembro Roxo, pela conscientização da prematuridade. Uma outra será aplicada, também para profissionais da Saúde, no dia 16, às 15h, também no ‘Silvério Fontes’. Já as mães que tiveram bebês na unidade estão sendo chamadas para outra edição da oficina, no dia 24, às 14h, na Paróquia Sagrada Família, que fica na Rua Professor Nelson Spíndola, 96 (Rádio Clube).

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de