Mães e gestantes recebem treinamento de primeiros socorros em Santos

Uma das principais preocupações de mães de bebês pequenos e de gestantes é como agir em situações de emergência. Pensando em dar informações e mais segurança para estas mulheres, dentro da programação do Outubro Rosa, o grupo de aleitamento materno da Policlínica do Castelo realizou, nesta segunda-feira (23), um treinamento de primeiros socorros para este público.

O bombeiro reformado Sivaldo Souza Alves deu uma palestra para o grupo sobre a importância dos procedimentos corretos nos primeiros minutos de uma ocorrência, com simulações, mostrando como as mães podem fazer uma massagem cardíaca ou manobras para realizar em caso de engasgamentos. O socorrista também orientou sobre quando chamar a equipe de Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) ou o Corpo de Bombeiros (este último deve ser acionado sempre que o local do acidente oferecer risco para a vítima e para o socorrista).

“A atuação correta nos primeiros minutos de uma ocorrência é muito importante para salvar uma vida. A partir do momento que você tem o conhecimento básico de alguma manobra respiratória em uma vítima engasgada ou até mesmo uma queimadura, isso dá mais segurança para a pessoa neste atendimento inicial até que uma equipe socorrista possa chegar ao local”, afirma Alves.

“Estou com um bebezinho de um mês e meio em casa, sou mãe solo de primeira viagem e fico muito preocupada, me assusto com tudo. Quando o pessoal da policlínica me falou que ia vir um bombeiro, logo me inscrevi, pois quero saber o que fazer se tiver algum problema”, conta Josiane Augusto dos Santos.

Melissa Santana, que tem um bebê de quatro meses, acredita que ter noção de primeiros socorros é essencial. “O conhecimento é tudo. Com esse treinamento, a gente pode ajudar nossos filhos e as crianças ao redor”, destaca.

O grupo de aleitamento materno da Policlínica Castelo tem reuniões a cada 15 dias, com o objetivo de passar informações e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, antes mesmo dele nascer. Além de todos os cuidados que as mães precisam ter em relação aos bebês, os grupos transmitem dicas para a amamentação.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

 

 

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de