Mãe Santista: gestantes recebem enxovais e se emocionam dividindo experiências

Caterina Montone

Sentimentos de esperança e gratidão encheram os corações de 40 futuras mamães que receberam, quarta-feira (22), um kit enxoval e itens pessoais para o uso na maternidade. A cerimônia de entrega do Mãe Santista, programa da Secretaria de Saúde (SMS), foi realizada na Sociedade de Melhoramentos do bairro Encruzilhada e causou emoção entre os presentes.

A iniciativa ocorre mensalmente para oferecer às gestantes, que realizam as sessões de pré-natal, um suporte com itens essenciais para a chegada do bebê. Além da entrega das bolsas-maternidade, as 40 mamães participaram de um sorteio com mimos especiais para o cuidado com o pequeno. Entre os itens, sabonetes, pomadas, fraldas, toalha e lenço umedecido. Foram quatro sortudas que esbanjaram alegria ao serem duplamente contempladas.

“Temos que, a princípio, parabenizar as mães presentes pelo cuidado e compromisso com elas mesmas e a vida que está prestes a nascer. Neste mês, o programa completou 11 anos carregando os nossos principais deveres – humanizar o atendimento e trazer mulheres para a nossa rede de apoio e acolhimento. As gestantes que estão aqui são um exemplo”, destacou o secretário de Saúde, Denis Valejo.

Presente para entregar os enxovais e dar conselhos, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Ignez Barbosa, falou sobre a importância do ato para as mães. “É gratificante participar de mais uma cerimônia porque estamos falando da sensação de pertencimento que essas gestantes estão tendo desde o início do acompanhamento do pré-natal até a entrega desses itens. Todo cuidado é pouco e essas mulheres entenderam a importância desse processo preventivo”.

REDE DE APOIO

Orientações valiosas e palavras de apoio sobre a tão esperada hora da chegada do bebê foram dadas pela enfermeira do Hospital e Maternidade Silvério Fontes, Priscyla Sotelo. Para a profissional, a ação é muito mais que uma ‘entrega’, é um compromisso. “O Mãe Santista é um programa que envolve sensibilização, segurança e esperança. Queremos que, após esse período de sessões de pré-natal, elas ainda sintam um pouco de conforto com esses enxovais que auxiliarão durante o tempo passado na maternidade”, explicou a enfermeira.

Para incentivar a participação das envolvidas, a profissional propôs um momento único que buscou, além de descontrair, promover uma rede de apoio entre as envolvidas. Priscyla chamou uma mãe que estava em sua primeira gestação, e outra que já tinha histórias e experiências para compartilhar. As perguntas variavam entre as sensações do parto e da amamentação.

E a mamãe Daiane Trindade, 26, deu conta do recado. Ao ser chamada, explicou os anseios e sentimentos durante as duas últimas gestações e os momentos em que amamentou Miguel, 5, e Alice, 3. “Senti um pouco de dor e desconforto ao ganhar os meus outros dois filhos, porém passa. A amamentação incomodava no início, mas foi um período único, muito especial para mim, como deve ter sido para eles também. Atualmente, me preparo para o Joaquim, que agora terá um enxoval completo, já que comecei os preparativos muito em cima. O que posso dizer é que estou ansiosa, mesmo que seja mais uma experiência”.

Ouvindo atentamente, a mamãe de primeira viagem Maria Eduarda Santos, 20, não conteve a alegria em participar da cerimônia e ganhar o enxoval. “Estou aprendendo muitas dicas importantes e agora sei que, por estarmos esperando um bebê, a gente sente que as nossas emoções ficam à flor da pele. Fico chorando por tudo, mas é de felicidade por estar aqui”, brincou.

Para a inspetora de alunos, o kit veio na hora certa, já que está se preparando para olhar nos olhos de Noah, pela primeira vez, em 29 de junho. “Foi lindo passar esse Dia das Mães com a contagem regressiva para ganhar o meu filho. Mas foi muito mais legal comemorar o dia sabendo que eu iria ganhar um enxoval completo para ele. Se estiver faltando algo no momento, já sei que no kit terá. Estou muito grata”.

MÃE SANTISTA

Em atividade desde 2013, o Programa Mãe Santista abrange diversas iniciativas que oferecem amplo apoio às gestantes, começando desde o pré-natal até o período pós-parto, incluindo acompanhamento do desenvolvimento do bebê até os dois anos de idade. Além disso, tem sido usado como um instrumento de conscientização sobre a importância da realização e acompanhamento dos exames ao longo da gravidez. Vale ressaltar que a ação ainda é considerada a principal responsável pela redução da mortalidade infantil no Município, apresentando um índice dentro da meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de até 10 óbitos por mil nascidos vivos nos últimos anos.

No último ano, 13.603 kits de maternidade foram entregues às mulheres atendidas pelo programa Mãe Santista em mais de uma década de atividades sucessivas. Apenas neste ano, até o mês de abril, foram 413 enxovais.

 

Esta iniciativa contempla o item 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Redução das Desigualdades. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de