Feira Agroecológica em Santos celebra o empreendedorismo comunitário, a economia solidária e a sustentabilidade

Neste domingo (24) será realizado, a partir das 11h, no Espaço de convivência do Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), a Feira Agroecológica – Plantio e Agricultura Urbana na Baixada Santista. O evento vai reunir mais de 10 organizações da região para celebrar o empreendedorismo comunitário, a economia solidária e a sustentabilidade. A entrada é gratuita.

O evento é realizado pelo Sesc Santos com o apoio do Composta Santos, programa de incentivo à reciclagem do Governo Municipal ligado à Secretaria do Meio Ambiente.

A Feira destaca a importância da produção de alimentos de forma sustentável e o cultivo de plantas na Cidade. Visa conscientizar o público sobre os benefícios da agricultura urbana e incentivar práticas alimentares saudáveis. Estarão presentes as iniciativas de produção e comercialização de agricultura urbana de quatro cidades da Baixada Santista (Santos, Guarujá, Cubatão e Praia Grande), que apresentam diferentes formas de produção, consumo e comercialização de produtos orgânicos, agroecológicos e artesanais, pautadas no empreendedorismo comunitário, nos princípios da economia solidária.

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir produtos agroecológicos diretamente dos produtores locais. Também haverá oficinas e palestras com os mediadores Newton Rodrigues, assistente agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e integrante da Secretaria Executiva do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista e com Geraldo Varjabedian, comunicador, educador socioambiental, ativista independente na área de meio ambiente. Além disso, serão oferecidas atividades práticas sobre técnicas de plantio, compostagem, manejo de hortas urbanas e outras práticas sustentáveis.

Confira programação:

Evento: Feira Agroecológica – Plantio e Agricultura Urbana na Baixada Santista

Data: Domingo (24)

Horário: a partir das 11h

Mostra das iniciativas e venda de produtos: das 11h às 18h

Rodas de conversa

15h à 15h30: Hortas Comunitárias – com mediação de Geraldo Varjabedian

Horta Comunitária Bons Frutos (Santos), empreendimento comunitário que gera renda e impacto positivo na comunidade de palafitas Caminho da União na entrada de Santos.

Horta Comunitária Santa Cruz dos Navegantes (Guarujá), iniciativa criada por famílias do bairro Santa Cruz dos Navegantes para fomento à geração de renda, economia solidária e integração social e segurança alimentar.

Composta e Cultiva (Santos/São Vicente), coletivo de produção de agricultura urbana através da compostagem de resíduos orgânicos domésticos. Por meio da compostagem e do cultivo, e da gestão eficiente e consciente dos resíduos, visam proporcionar alternativas e soluções mais sustentáveis, fomentando a economia circular, a responsabilidade ambiental, a conscientização ecológica e a participação cidadã e popular.

15h30 às 16h: Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) – com mediação de Newton Rodrigues

CSA Acerola (Santos), empreendimento no modelo de Comunidade que Sustenta a Agricultura, que conecta diretamente consumidores e produtores de alimentos orgânicos, no bairro Saboó, em Santos.

CSA Ecosofia (Santos), que nasceu do grupo de trabalho de meio ambiente da Escola Waldorf Santos, inicialmente com famílias da escola, e hoje alimenta 50 famílias, contando com pontos de entrega voluntários em São Vicente, Santos e Guarujá

16h às 16h30: Manejo agroecológico a partir da Mata Atlântica – com mediação de Geraldo Varjabedian

Team Guaiçara (Santos), espaço de produção de mel e derivados a partir de abelhas nativas, no bairro Caruara, em Santos

Sabores da Serra Culinária Afetiva (Cubatão), coletivo de mulheres da Cota 200 em Cubatão que detêm o conhecimento tradicional de produção de alimentos por meio de Panc’s (plantas alimentícias não convencionais) oriundas da Mata Atlântica

Cota Viva (Cubatão), coletivo social que atua no plantio e replantio de espécies nativas da Mata Atlântica e mudas, bem como projetos de Educação Ambiental na Cota 200 em Cubatão

16h30 às 17h: Redes de Comercialização – com mediação de Newton Rodrigues

Rede Livres BS (Santos), que organiza grupos de produtores, consumidores, feiras e lojas de produção agroecológica na Baixada Santista

Espaço Marielle Franco (Santos), espaço cultural que realiza semanalmente a Feira Orgânica e Agroecológica, articulando a comercialização de produtos de pequenos produtores

Coletivo Verde América, rede cooperativa de produtos orgânicos, agroecológicos e artesanais (Praia Grande)

Mediadores

Newton Rodrigues, assistente agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e integrante da Secretaria Executiva do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Halieutique – École Nationale Supérieure Agronomique de Rennes (2005) e doutorado em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da Unesp (2005).

Geraldo Varjabedian, comunicador, Educador Socioambiental, ativista independente na área de meio ambiente. Como ativista, integrou ações como Coletivo Agenda 21 Bertioga, Coletivo Azul & Luz, Movimento Bertioga para Todos, Coletivo Teiú. É membro fundador do Movimento Popular Salve o Rio Itapanhaú e da Ação Clima Popular, ambos integrantes da Fabs – Frente Ambientalista da Baixada Santista.

Esta iniciativa contempla o item 13 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Ação Contra a Mudança Global do Clima. Conheça os outros artigos dos ODS. 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de