Equipes da Prefeitura trabalham para liberar vias após ventos de 134km/h em Santos

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

 

Fortes ventos de até 134,5 km/h que atingiram Santos na madrugada desta sexta-feira (23) causaram a queda de árvores e interdições de vias na Cidade, sem registro de vítimas. Equipes da Prefeitura estão nas ruas, desde cedo, para retirada das árvores, limpeza e outros serviços. A previsão é de que o tempo chuvoso continue durante o final de semana.

“Neste momento estamos atuando com diversas equipes de zeladoria por toda Cidade, de forma ininterrupta, realizando a remoção de resíduos vegetais e trabalhando no rápido restabelecimento das vias. São ações da Secretaria das Prefeituras Regionais em parceria com a CET e a CPFL. Os trabalhos serão realizados durante todo o fim de semana e, após a liberação dos trechos atingidos, iniciaremos os serviços de recomposição de calçadas e demais reparos necessários”, afirma o secretário das Prefeituras Regionais, Felipe Távora. A Secretaria de Serviços Públicos também mantém equipes nas ruas para o rescaldo das chuvas.

Apesar da intensidade dos ventos, até o momento, houve registro de queda de 25 árvores entre as 35 mil existentes na Cidade. Esse número reduzido se deve ao trabalho de poda preventiva, realizado com acompanhamento de técnicos, o que garante que a vegetação saudável e com copas em equilíbrio resista mais às ventanias e intempéries.

EM OBSERVAÇÃO

“Não tivemos problemas nos morros, pois o volume de chuvas acumulado neste período não foi alto. Ainda teremos mais chuvas nesta sexta (22) e sábado (23) e a nossa preocupação é também com deslizamentos, pois estes podem causar vítimas”, explica o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, que destaca que o trabalho realizado com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), com vistorias a áreas de risco, alerta aos moradores no período de chuvas mais intensas e ações educativas e evitou incidentes graves na Cidade nos últimos meses.

Neste verão, o PPDC teve início em 1º de dezembro de 2023 e segue até o final de abril. Em todo o Estado, essa ação é desenvolvida até março e Santos é o único município que estende a ação anualmente.

Onias orienta que a população deve se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Para isso, basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. Caso algum morador perceba rachaduras e trincas em terrenos ou árvores e postes inclinados, é preciso entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil para que os técnicos avaliem se há risco de deslizamento no local. O contato com o órgão pode ser feito por meio dos telefones 199 ou (13) 3208-1000.

PREVISÃO DO TEMPO

A frente fria que trouxe áreas de instabilidade para a região continua atuando e deixa o tempo nublado e chuvoso ao longo desta sexta-feira. As chances para ocorrência de temporais com ventos fortes são reduzidas e a previsão meteorológica da Coordenadoria de Riscos Naturais e Tecnológicos da Defesa Civil de Santos é de que a chuva deverá ter intensidade e volume moderados, mas com duração persistente ao longo de grande parte do dia.

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) prevê agitação do mar intensa, com ondas que podem atingir 2,6 metros entre sexta e sábado (23). Haverá ainda períodos de maré acima do normal, hoje, por volta das 13h30 e na próxima madrugada, às 2h.

O final de semana ainda terá registros de chuva, mas já em menor quantidade e persistência. Espera-se presença de nebulosidade elevada de forma predominante e temperaturas amenas. A precipitação deverá ter apenas intensidade de moderada a fraca, oscilando com períodos de melhoria. A tendência é de estabilização completa do tempo apenas no meio da próxima semana.

 

Esta iniciativa contempla o item 13 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Ação Contra a Mudança Global do Clima. Conheça os outros artigos dos ODS.

Fotos: Francisco Arrais

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de